2020-6-21

SEGURANÇA

Check Point lança gateway para controlo de sistemas industriais

O 1570R é um gateway desenvolvido pela Check Point para tornar o controlo de sistemas industriais e infraestruturas críticas mais seguro contra as ciberameaças mais avançadas

A Check Point anunciou o seu mais recente gateway de segurança 1570R para proteger redes de infraestruturas críticas, sistemas de controlo industrial (ICS, na sigla em inglês) e sistemas SCADA contra todos os tipos de ciberameaças avançadas Gen V. O 1570R disponibiliza uma performance superior e uma fiabilidade para a maioria dos requisitos de um ambiente industrial como a de uma central elétrica, fábricas automatizadas e frotas marítimas.

Hoje em dia, proteger uma infraestrutura crítica, ICS ou sistemas SCADA contra ciberataques é mais desafiante do que antes enquanto estão conectadas com redes complexas e distribuídas e a dispositivos IoT inteligentes que utilizam protocolos especializados. O IBM 2020 Threat Intelligence Index mostrou que ataques direcionados a ativos ICS e SCADA aumentaram mais de 2.000% em 2019, envolvendo ataques nação-nação ou usando ransomware para atacar as operações.

O SANS 2019 State of OT/ICS Cybersecurity Survey concluiu que 61% dos incidentes causaram disrupção na tecnologia de operações (OT). Esta expansão da área de ataque, com a passagem para a automação industrial 4.0, e a rápida mudança para o trabalho remoto forçada pelos confinamentos face à COVID-19, exigem a solução de segurança mais avançada e compreensiva para parar as ameaças de se propagarem dos computadores e telemóveis dos empregados para infetarem os sistemas OT.

Durante a pandemia de COVID-19, os ataques aumentaram contra redes OT e sistemas ICS/SCADA que gerem infraestruturas críticas de energia, fabricação, transportes e utilities. As disrupções causadas por estes ataques tornam a segurança numa prioridade – mas também tem de ser fácil às organizações implementar, com proteção automatizada que não impacta as operações do dia a dia”, indica Robyn Westervelt, IDC Research Director, Security & Trust. “Em conjunto a solução de segurança ICS da Check Point e as Gateways 1570R permite uma segmentação de rede com automação e inteligência de ameaças que permitem proteger infraestruturas críticas e prevenir os ciberataques mais sofisticados de impactarem o regular funcionamento das operações de produção”.

"Ataques direcionados contra infraestruturas críticas e ICS aumentaram mais de 20 vezes durante 2019 e voltaram a aumentar este ano durante o confinamento devido à COVID-19, enquanto os hackers procuram explorar vulnerabilidades do trabalho remoto. A revolução da ‘Indústria 4.0’ já se encontra bastante avançada, e será acelerada para dar resposta à pandemia, por isso é vital que consigamos proteger estas infraestruturas, desde a porta de entrada até à cloud”, afirma Aviv Abramovich, head of security services management da Check Point. “A gateway 1570R está otimizada para disponibilizar e automatizar a proteção nos ambientes industriais mais agressivos e em locais remotos, e prevenir mesmo dos mais avançados ataques que possam causar disrupção, perdas”.

A 1570R complementa a já existente gama de gateways de segurança da Check Point para dar total visibilidade e controlo granular de todo o tráfego na rede de modo a prevenir ataques às redes, dispositivos e processos lógicos. Estas appliances de segurança são geridas através do software de Gestão de segurança R80, que suporta a implementação zero-touch e gestão de rede centralizada através da sua interface web-based.

Recomendado pelos leitores

Relatório revela aumento de risco no trabalho remoto
SEGURANÇA

Relatório revela aumento de risco no trabalho remoto

LER MAIS

“Queremos incluir todos os Parceiros Panda no Programa WatchGuard One”
SEGURANÇA

“Queremos incluir todos os Parceiros Panda no Programa WatchGuard One”

LER MAIS

Sophos: a evolução da cibersegurança
SEGURANÇA

Sophos: a evolução da cibersegurança

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 72 NOVEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 72 NOVEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.