2017-2-09

SEGURANÇA

Atos investe na segurança de transações eletrónicas

A Atos é um dos impulsionadores do LIGHTest, um projeto cofinanciado por fundos europeus que tem o objetivo de desenvolver uma infraestrutura global segura para transações económicas

Atos investe na segurança de transações eletrónicas

O LIGHTest arrancou a setembro de 2015 e tem uma duração prevista de três anos e um custo aproximado de 9 milhões de euros. Este projeto, cofinanciado pelo programa da União Europeia Horizonte 2020, é coordenado pelo instituto alemão de investigação tecnológica Fraunhofer-Gesellschaft, conta com 14 parceiros de oito países europeus. Embora tenha por base a segurança europeia, o LIGHTest pretende expandir a sua influência e afirmar-se como uma base para a construção de uma comunidade mundial, baseada em standards internacionais de software open source.

A participação da Atos neste projeto traduz-se no desenho de serviços de tradução da informação relevante para a criação dos níveis de segurança e fiabilidade necessários, procurando assim facilitar a interoperabilidade global das transações eletrónicas. A Atos tem também a seu cargo a missão de desenvolver a estratégia que permitirá comercializar os resultados deste LIGHTest.

A transformação digital tem vindo a multiplicar exponencialmente o número de transações que se realizam nos ambientes virtuais, o que exige a criação de ambientes seguros, onde seja possível identificar quem realiza as transações e evitar fraudes. “Este requisito é essencial para alargar as transações eletrónicas a um amplo leque de aplicações desde a verificação das assinaturas digitais na contratação eletrónica, à e-Justiça, à e-Saúde, passando pela segurança pública e até à verificação do nível de fiabilidade dos sensores e dos dispositivos da IoT”, explica Pedro Soria-Rodríguez, Financial Services Market manager, Research & Innovation da Atos.

Com a atual ausência de standards, publicar e solicitar informação para aferir o nível de fiabilidade dos vários serviços online envolve um processo de verificação complexo, obrigando os responsáveis a utilizarem um elevado número de formatos e de protocolos. O projeto LIGHTest pretende responder a estas necessidades, através de uma infraestrutura global onde as entidades competentes poderão publicar informação relevante para determinar o nível de fiabilidade dos processos.

Configurar uma infraestrutura global é um objetivo ambicioso, ainda que a infraestrutura, a organização, a governação e as normas de segurança do Sistema de Nomes de Domínio da Internet (DNS) já existentes ofereçam uma base sólida que torna isto possível. A Comissão Europeia e os Estados Membros poderão utilizar esta infraestrutura para publicar listas de serviços certificados que sejam de confiança e que por seu turno, os registos comerciais e as entidades certificadoras poderão utilizar no âmbito da saúde, da justiça e do cumprimento da lei.

Já no setor privado, estes serviços poderão ser utilizados pela banca, pelo comércio internacional e na avaliação e análise do risco de crédito. As empresas, os governos e os cidadãos poderão utilizar o LIGHTest, desenhado a partir de software open source, para consultar a informação relevante para o estabelecimento da fiabilidade dos documentos assinados eletronicamente ou das transações eletrónicas complexas.

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.