2018-10-25

SEGURANÇA

Ataques de criptomining contra dispositivos Apple estão a aumentar

O mais recente Índice de Impacto Global de Ameaças da Check Point, referente ao mês de setembro de 2018, aponta para um aumento em cerca de 400% nos ataques a dispositivos iPhone com malware de criptomining. Estes ataques estão a utilizar o malware mineração, Coinhive, o qual continua a ocupar a posição mais alta do Índice desde dezembro de 2017

Ataques de criptomining contra dispositivos Apple estão a aumentar

O Coinhive já afetou 19% das organizações mundiais. Os analistas da Check Point também observaram um aumento significativo nos ataques com o Conhive em PCs e dispositivos que utilizam o browser Safari, o qual é o principal browser em dispositivos Apple. O malware de mining, Cryptoloot subiu ao terceiro posto no Índice de Ameaças, tornando-se, assim, no segundo criptominer com maior longevidade no índice. O Cryptoloot tem intenção de competir com o Coinhive ao pedir uma percentagem menor das receitas que o Coinhive pede.

 “O criptomining continua a ser a ameaça dominante para as organizações globais,” afirma Maya Horowitz, Threat Intelligence Group Manager da Check Point. “O que é mais interessante são os ataques aos iPhone que quadruplicaram, e dispositivos que utilizaram o browser Safari nas últimas duas semanas de setembro. Os ataques contra os dispositivos Apple não estão a utilizar uma funcionalidade nova, por isso, continuamos a investigar as razões por detrás deste crescimento".

Durante o mês de setembro de 2018, o Dorkbot, um trojan que rouba informações sensíveis e lança ataques de negação de serviço, manteve-se no segundo lugar com um impacto global de 7%.

“Ataques como estes servem para relembrar que os dispositivos móveis são um elemento esquecido no panorama dos ataques às organizações, por isso é crítico que estes dispositivos sejam protegidos com uma solução de prevenção de ameaças compreensiva, para eliminar que sejam o ponto fraco na defesa da segurança corporativa", afiança Maya Horowitz.


Top 3 de malware em Portugal

Em Portugal, as ameaças que mais afetaram os utilizadores ao longo do mês de setembro foram o Coinhive, um criptominer desenhado para realizar mining online da criptomoeda Monero quando um utilizador entra na página web sem autorização do utilizador; seguido do Cryptoloot, um malware de criptomining que utiliza a energia e os recursos existentes do CPU ou GPU para fazer crptomining adicionando transações para criar mais moedas– é um concorrente do Coinhive que tenta tirar-lhe o tapete ao pedir uma percentagem menor de receitas aos websites–; e o Roughted, um malvertising de grande escala utilizado para divulgar websites maliciosos e com conteúdos como burlas, adware, explorações e ransomware.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.