2017-11-03

SEGURANÇA

Ataques DDoS a empresas continuam a aumentar

De acordo com a Kaspersky Lab, os ataques DDoS estão a aumentar, com mais de um terço (33%) das organizações a sofrerem um ataque DDoS em 2017 – comparado com 17% em 2016

Ataques DDoS a empresas continuam a aumentar

O Relatório Global de Riscos de Segurança IT 2017 da Kaspersky Lab menciona que 50% das empresas alega que a frequência e complexidade dos ataques DDoS de que são alvo aumentam todos os anos. Nesse sentido, 33% das empresas foram vítimas de um ataque em 2017, o dobro de 2016, demonstrando a importância do aumento da consciencialização e proteção contra os ataques DDoS, que não aparentam abrandar.

Daqueles que foram afetados, 20% são micro empresas, 33% PME e 41% empresas de grandes dimensões– demonstrando que organizações de todos os tamanhos e tipos estão em risco. Apesar de os números deste ano demonstrarem que as empresas estão mais suscetíveis a sofrerem um só ataque – em 2016, 82% foi vítima de mais do que um ataque DDoS, em comparação com 76% este ano – as consequências não são menos severas, resultando em graves perturbações nos negócios. Cerca de 26% das empresas que foram vítimas de um ataque DDoS relataram uma diminuição significativa no desempenho dos seus serviços, e 14% afirmou existirem falhas nas transações ou processos dos serviços afetados.

Para além de causarem problemas imediatos e visíveis nas operações, várias empresas afirmaram também que os ataques DDoS estão a ser utilizados para camuflar outro tipo de incidentes – originando graves danos ao nível financeiro e de reputação. Na primeira metade de 2017, mais de metade dos inquiridos afetados por ataques DDoS (53%) afirmou que estes foram utilizados como camuflagem. Metade (50%) reportou que os ataques ocultaram infeções de malware; 49% afirmou que escondiam hackings ou invasões na rede e 26% das empresas disseram que os ataques esconderam roubos financeiros.

“A ameaça dos ataques DDoS – quer por si só quer por parte de um ataque muito maior – não apresenta sinal de diminuir. Não se trata de se uma empresa vai ser atacada ou não, mas quando. Com o problema a aumentar e a atacar todos os tipos e dimensões de empresas, é importante que estas protejam as suas estruturas de IT para evitar que sejam hackeadas e que mantenham a informação segura contra ataques. Colaborar com o parceiro certo vai garantir que as empresas possam lidar com os diferentes níveis e complexidades de um ataque DDoS à medida que estes se tornam mais fortes e sofisticados,” afirma Kirill Ilganaev, diretor da Kaspersky DDoS Protection na Kaspersky Lab.

Para ajudar as empresas na defesa contra ataques DDoS – independentemente da sua origem – a Kaspersky DDoS Protection oferece uma solução completa e integrada que inclui todas as ferramentas que uma empresa precisa para minimizar as ameaças dos ataques DDoS. A solução mantém as empresas a funcionar de forma segura, protegendo-as dos ataques mais sofisticados.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.