2019-1-30

SEGURANÇA

As previsões de ciberameaças na segurança industrial

A Kaspersky apresentou as suas previsões de ciberameaças no campo da segurança industrial. Nos últimos anos, têm existido maiores vulnerabilidades, novos vetores de ameaças e ataques seletivos

As previsões de ciberameaças na segurança industrial

O panorama de ameaças para a cibersegurança industrial está a avançar a um ritmo cada vez mais lento e de forma mais rígida do que a cibersegurança das TIC. Os ataques contra os Sistemas de Controlo Industrial (ICS) são difíceis de monitorizar e as organizações industriais continuam a situar-se longe dos radares da maioria dos hackers, sendo este um objetivo “relativamente novo”.

Os especialistas da Kaspersky Lab dedicaram-se durante vários anos à investigação das ciberameaças que ocorrem em organizações industriais, tentando trazer a sua experiência e tecnologia para estes ambientes de tecnologia operativa (TO). A Kaspersky Lab continua a manter contacto permanente com muitos investigadores e analistas de outros organismos e empresas de segurança e, ainda, com os pioneiros em segurança de ICS de empresas industriais. Com base nestas relações contínuas e na experiência acumulada, foi possível concluir que algumas das dificuldades do presente são transversais a toda a indústria.

O aumento do número de sistemas de automatização, a variedade de ferramentas de automatização, o número de organizações e pessoas com acesso direto ou remoto aos sistemas e, por último, o surgimento de novos canais de comunicação para monitorização e controlo remoto entre objetos estão entre os elementos que abrem caminho a novas oportunidades para os hackers planificarem e executarem os seus ataques.

A diminuição da rentabilidade e dos riscos provenientes de ciberataques direcionados às “vítimas tradicionais” estão a obrigar os hackers a encontrar novos objetivos, para além daqueles que já encontram nas organizações industriais.
Paralelamente, em muitos países, os serviços especiais, juntamente com outros grupos organizados – motivados por interesses políticos internos e externos ou económicos – participam ativamente na investigação e no desenvolvimento de técnicas para implementar espionagem e ataques terroristas contra empresas industriais.

Tendo em conta o contexto geopolítico atual, o desenvolvimento de sistemas de automatização em empresas industriais e a transição para novos processos de gestão e modelos de produção e atividade económica, este cenário continuará a desenvolver-se nos próximos anos e irá afetar negativamente as organizações industriais.

A falta de acesso público à informação sobre os problemas de segurança da informação dentro das empresas industriais, juntamente com o número relativamente baixo de ataques direcionados contra sistemas de automatização, uma confiança quase total nos sistemas de proteção de emergência e a própria negação desta realidade têm um impacto negativo na avaliação dos níveis de ameaça por parte dos proprietários e operadores das empresas industriais e dos seus colaboradores.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.