2021-9-28

SEGURANÇA

Advertorial

Analítica de Vídeo, Inteligência Artificial e Deep Learning: Oportunidades na Videovigilância

O conceito de Edge Analytics na área da videovigilância refere-se à capacidade de se fazer uma análise do vídeo captado pela câmara utilizando apenas os recursos disponíveis na câmara

Analítica de Vídeo, Inteligência Artificial e Deep Learning: Oportunidades na Videovigilância

Em 1996, há precisamente 25 anos atrás, lançámos a primeira câmara IP do mercado. Em 1999 o primeiro chipset Axis, Artpec1, que nos permitiu desenvolver desde o início uma plataforma aberta facilitando a integração nos mais diversos sistemas. Começaram-se a desenvolver as primeiras analíticas de vídeo na câmara e com o tempo, a AXIS lança a plataforma aberta ACAP que disponibilizava a capacidade de terceiros desenvolverem aplicativos e utilizá- los nas próprias câmaras. Mas qual é a sua real vantagem?

Utilizar a câmara para processamento de analíticas permite-nos gerar eventos/meta dados e notificar o operador apenas quando necessário. Quando a análise é feita no servidor, os fluxos de vídeo são transmitidos para um servidor central de analíticas, resultando numa largura de banda superior, capacidade de processamento bastante elevada e maior risco uma vez que é responsável por toda a análise vídeo. Analisar o vídeo na câmara permite que o processamento seja distribuído, diretamente na câmara, sem qualquer compressão ou degradação de vídeo resultante da transmissão tornando o algoritmo mais rápido e preciso.

Os novos processadores, Artpec7, a evolução da computação e dos algoritmos permitiram realizar analíticas avançadas recorrendo à inteligência artificial (IA) com o uso de Machine Learning e Deep Learning dentro da própria câmara.

A oferta Axis na área das analíticas tem vindo a crescer e tem como mais recente solução o AXIS Object Analytics, uma analítica baseada em algoritmos Machine e Deep Learning e que permite a classificação de objetos para a criação de regras. Esta solução vem pré-instalada num conjunto de câmaras com o mais recente processador, Artpec7.

Para o parque instalado Axis, foi disponibilizado igualmente sem custos o AXIS Guard Suite, permitindo ter todo o portfólio coberto por soluções de analítica Axis. Recentemente através do Onvif Perfil M, estão também disponibilizados meta dados provenientes tanto dos novos modelos de câmaras como dos mais antigos o que permite aos Clientes que tenham parque instalado Axis rentabilizar e tirar mais proveito sem necessidade de troca de equipamento.

Para a proteção perimetral a solução passa pela combinação de câmaras térmicas com o AXIS Perimeter Defender que oferece uma solução robusta e bastante fiável permitindo combinar até 4 cenários de deteção totalmente distintos, classificando objetos e com uma calibração bastante simples. Aliás um dos pontos comuns a todas as soluções de analítica Axis é a facilidade de calibração o que torna a solução simples de colocar em serviço.

A Axis disponibiliza também um conjunto de analíticas para retalho, Axis Store Optimization e Axis Loss Prevention, soluções que vão desde a contagem de pessoas, taxas de ocupação, direção e sentido e gestão de filas que permitem aos Clientes ter maior controlo sobre a utilização dos seus espaços baseando as suas decisões em dados concretos obtidos pelas câmaras.

Visto que as câmaras são instaladas nos mais diversos locais, públicos, privados de utilização pública, garantir um equilíbrio entre segurança, operações e privacidade é um desafio. O AXIS Live Privacy Shield permite mascarar dinamicamente objetos móveis, pessoas ou fundos, em tempo real, antes da transmissão do vídeo o que garante máxima proteção e privacidade na fonte do vídeo.

Cada vez mais solicitado, quer em parques de estacionamento privados ou públicos, indústrias ou mesmo na via pública, o controlo de viaturas e registo de matrículas pode igualmente ser feito diretamente na câmara com o AXIS License Plate Verifier seja para viaturas paradas ou até velocidades que podem ir até aos 70km/h.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Axis

TAGS

Axis

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.