Diana Ribeiro Santos em 2021-9-23

REDES & TELECOM

Case Study

WatchGuard otimiza rede Wi-Fi da Escola Profissional Val do Rio

A Escola Profissional Val do Rio está agora equipada para fazer frente ao uso intensivo de recursos da rede, garantindo ainda a segurança e a velocidade de ligação necessária para operações de e-learning e acesso remoto de utilizadores

Com mais de 30 anos de existência, a Escola Profissional Val do Rio (EPVR), sentiu a necessidade de renovar a sua infraestrutura, aumentando a capacidade de acesso móvel por VPN, reforçando a filtragem de conteúdos da internet e centralizando a gestão da rede dos seus dois polos (Oeiras e Estoril).

O objetivo era contar com uma rede Wi-Fi dimensionada às necessidades do centro e adaptada ao tipo de utilização e à densidade de utilizadores. Além da elevada densidade de utilizadores da rede, que motivou a necessidade de proporcionar um acesso mais rápido e fluido, havia ainda a importante questão de garantir que esse mesmo acesso é feito de forma adequada e segura por parte dos utilizadores, respeitando as políticas de acesso preestabelecidas. Paralelamente, era um fator-chave contar com uma segurança de rede Wi-Fi capaz de detetar e impedir automaticamente as categorias de ataques mais comuns sem nunca comprometer o desempenho.

A solução

A EPVR confiou à SysOne, Parceiro Silver da WatchGuard em Portugal, a implementação deste projeto devido ao seu profundo conhecimento do mercado, à sua experiência e comprovada expertise técnica.

A aquisição contemplou uma solução de alta disponibilidade WatchGuard, composta por duas unidades da appliance firewall Firebox M370 configuradas para redundância, e que se destinam à substituição da atual WatchGuard modelo M300.

Estas appliances fazem parte da plataforma de segurança premiada Firebox da WatchGuard. A plataforma não só oferece um conjunto mais completo de controlos de segurança unificados do mercado, como também disponibiliza soluções que permitem lidar com ameaças de rede novas e em evolução, incluindo malware e ransomware avançados. A sua arquitetura de produto exclusiva permite que pequenas e médias empresas beneficiem dos melhores serviços de segurança da categoria - da filtragem URL e prevenção de intrusões ao controlo de aplicações e prevenção de ransomware, sem o custo e a complexidade de possuir várias soluções endpoint.

Foi também feita a aquisição de 16 novos Access Points WatchGuard, modelo AP325, um access point interno equipado com MIMO de vários utilizadores (MU-MIMO), permitindo conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, o que melhora a experiência de todos os que se ligam à rede Wi-Fi protegida.

“A WatchGuard tem como preocupação central a segurança dos seus clientes e, quando falamos de alunos, essa preocupação é ainda mais premente. Queremos também que os nossos clientes tenham implementadas soluções que ‘andem sozinhas’, de gestão simplificada, automatizada e centralizada, para que se possam focar no que é o seu core”, refere Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard para Portugal.

Os resultados

Com as soluções implementadas, a escola conta agora com funcionalidades de segurança avançadas, como parte da subscrição de três anos da Total Security Suite, nomeadamente serviços de prevenção de intrusões, controlo de aplicações, antivírus, bloqueio de spam, bloqueio de conteúdos web maliciosos, defesa reputacional, prevenção de perda de dados, bloqueador de ameaças persistentes avançadas (APT) e deteção e resposta a ameaças, entre outros, protegendo a escola 24x7 do sofisticado panorama de ciberameaças atual.

A rede Wi-Fi fornecida pela WatchGuard veio proporcionar mais estabilidade e escalabilidade à infraestrutura IT wireless, melhorando notavelmente o nível de segurança das ligações.

“A WatchGuard advoga e proporciona um ambiente wireless fiável, um recurso que funciona como um guia de orientação que as organizações e os fornecedores de soluções podem usar para desenvolver serviços Wi-Fi que ofereçam desempenho líder de mercado, gestão escalável e recursos de segurança comprovados e abrangentes”, sublinha Hugo Tomé, Owner da SysOne.

Para Pedro Rebelo, Diretor Técnico da Escola Profissional Val do Rio, “temos uma rede preparada não só para o processo de transformação digital que o ensino tem hoje obrigatoriamente que abraçar, como também para o atual panorama das ciberameaças, assegurando a proteção de colaboradores e alunos”.

Recomendado pelos leitores

A ligação do IoT à rede empresarial tem de ser segura
REDES & TELECOM

A ligação do IoT à rede empresarial tem de ser segura

LER MAIS

Extreme Networks ajuda a implementar OpenRoaming no Politécnico de Viseu
REDES & TELECOM

Extreme Networks ajuda a implementar OpenRoaming no Politécnico de Viseu

LER MAIS

5G: A próxima revolução empresarial
REDES & TELECOM

5G: A próxima revolução empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 81 OUTUBRO 2021

IT CHANNEL Nº 81 OUTUBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.