Rui Damião em 2020-2-17

NEGÓCIOS

Análise

Colt quer continuar com investimento para suportar “comunicações da próxima década”

Em todo o mundo são mais de mil milhões de euros em investimento. Em Portugal, a Colt investiu cerca de 2,5 milhões de euros para transformar digitalmente a sua rede de fibra ótica, que já tem mais de 830 quilómetros. A empresa prepara-se para abrir mais um centro de competências no país

Colt quer continuar com investimento para suportar “comunicações da próxima década”

Carlos Jesus, Country Manager, Colt

Este ano, a Colt irá concluir um investimento mundial na ordem dos mil milhões de euros para expandir e transformar a sua rede em todo o mundo. O objetivo é simples: suportar as novas tecnologias 5G e as comunicações da próxima década.

O investimento da Colt iniciou-se em 2017 e teve como objetivo garantir que a rede está preparada para suportar as novas tecnologias 5G e as comunicações que a próxima década vai exigir por parte das infraestruturas de redes mundiais.

Parcerias com os principais fornecedores de cloud

A Colt conta com várias Parcerias para garantir que os seus clientes têm a melhor ligação possível aos principais serviços de cloud, como Azure, AWS, Google, Office365, Oracle, IBM e Alibaba. Estas Parcerias fazem com que os clientes Colt tenham uma conectividade cloud dedicada.

As novas tecnologias, como SDWAN e serviços on- -demand (NFV) vão ao encontro das conexões cloud necessárias para cada cliente. Com a conectividade multicloud a crescer, a Colt também reforçou a conectividade internacional de velocidade ultraelevada, contando, atualmente, com mais de 20 serviços de 100Gbps entregues durante 2019.

Novo centro de competência

No final de 2018, a Colt anunciou um centro dedicado à resolução técnica de problemas em seis línguas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e português.

Antes, já a Colt tinha um outro centro de competências, dedicado a Premium Network Services. Este centro fornece serviços de suporte adicional aos principais clientes da Colt, para além do modelo de suporte standard.

Agora, revela Carlos Jesus, existe um terceiro centro de competências em Portugal. Desde janeiro que há um novo centro de competências “que começa com seis pessoas” onde se procura melhorar a relação com os clientes de forma progressiva.

O que acho mais interessante aqui é que, se os outros dois centros tiveram envolvimento nosso [português] em termos de promoção do país, este [centro] caiu do céu simplesmente”, conta o Country Manager.

Carlos Jesus explica que apareceram seis novas vagas nos recursos humanos no país e a operação portuguesa não sabia o motivo. Assim, esta decisão internacional de colocar um novo centro no país mostra a importância e a competência que a operação portuguesa tem.

O centro em questão irá focar-se em Customer Experience e irá operar a partir de Portugal para todo o mundo. A nova equipa irá focar-se em melhorar a forma como a Colt interage com os seus próprios clientes.

Operação em Portugal

Carlos Jesus partilhou vários dados referentes à operação portuguesa da Colt. No total, a empresa já tem mais de 830 quilómetros de fibra ótica no país aos quais se juntam os 1.700 quilómetros de fibra ótica de longa distância.

No país, a Colt cobre 777 edifícios empresariais e 12 centros de dados diretamente conectados com a fibra da Colt. Esta multiplicidade de conexões é resultado de um forte investimento que a empresa tem vindo a fazer e onde, mais recentemente, a empresa investiu 2,5 milhões de euros no país. A Colt conta com mais de 80 colaboradores em território nacional.

Em termos de resultados, o Country Manager da Colt em Portugal partilhou que as receitas cresceram 15% apenas com os clientes locais desde o início do investimento na IQNetwork, não contando com clientes internacionais que, em pacote, incluem Portugal nas suas operações e negócios com a Colt.

Adicionalmente, o anel ibérico de mais de 1.700 quilómetros de fibra liga Portugal à rede internacional da Colt, associado aos serviços prestados, permite às empresas multinacionais expandirem-se para Portugal com a garantia de poderem usufruir de serviços de comunicações de banda larga com níveis de qualidade e níveis máximos de resiliência e redundância em Portugal.

Durante o ano de 2020, partilha a Colt, a empresa irá reforçar e expandir ainda mais as ligações dos centros urbanos que possui em Portugal, assim como irá reforçar as ligações a cabos submarinos que ligam a Europa a África e Brasil, através de Portugal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estratégia da Colt passa por suporte às comunicações da próxima década
NEGÓCIOS

Estratégia da Colt passa por suporte às comunicações da próxima década

LER MAIS

Colt lança serviços de IP Access On Demand
NEGÓCIOS

Colt lança serviços de IP Access On Demand

LER MAIS

Colt e Microsoft reforçam colaboração
NEGÓCIOS

Colt e Microsoft reforçam colaboração

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.