Luis Polo Moratilla, Diretor Comercial de B2B da Dynabook para Portugal e Espanha em 2020-3-17

HARDWARE

Advertorial

Smarter manufacturing: quais são os desafios?

A indústria transformadora está à beira da sua primeira grande era digital

Smarter manufacturing: quais são os desafios?

Luis Polo Moratilla, Diretor Comercial de B2B da Dynabook para Portugal e Espanha

Não é surpresa que a transformação digital se tenha tornado o principal tema da agenda para quem trabalha no setor. E por boas razões! De acordo com as pesquisas mais recentes, a transformação digital poderia proporcionar às empresas que adotem uma visão digital um crescimento de mais de 38% do que aquelas empresas que ainda não iniciaram a sua transformação digital.

No entanto, o caminho para se alcançar uma força de trabalho digital não é fácil, especialmente para organizações que utilizam sistemas e processos legacy. As principais barreiras variam entre orçamentos insuficientes e preocupações com a segurança cibernética, a sistemas legacy e a adoção de novas tecnologias.

Não há um retorno rápido 

A transformação digital não vem sem um investimento extra. Um dos principais obstáculos que as entidades terão de enfrentar é a escassez de fundos. Por exemplo, as empresas da indústria transformadora têm a sorte de poder receber orçamentos maiores para área de IT e grande parte desse investimento é colocado na adoção de inteligência artificial, em machine learning e em processos de automatização.

O hardware continua a ser uma das partes integrantes de uma estratégia de IT em qualquer empresa industrial. À medida que a gestão das operações de fabrico se torna cada mais digital, as equipas precisam de dispositivos que possam dar-lhes suporte às necessidades do novo ecossistema de IT.

Para poderem superar estas dificuldades as fábricas estão a recorrer a serviços como por exemplo, PC-as-a-Service (PCaaS). O PCaaS pode abranger tudo, desde dispositivos móveis a PC. Este modelo de serviço em OpEx (despesas adicionais) normalmente inclui uma gama completa de serviços, desde a compra à configuração, até à gestão, atualização e desativação de dispositivos. Isto, significa que uma empresa paga uma taxa mensal pela utilização dos dispositivos e serviços adicionais de um fornecedor.

Superar os principais desafios da segurança

O modelo PCaaS fornece uma potencial solução para outra das barreiras comuns que a transformação digital traz às empresas que é a segurança. O PCaaS consegue combater esta barreira através de backup de dados, de uma recuperação e limpeza remota, com isto, o fabricante consegue ter uma maior tranquilidade no caso do dispositivo ser roubado, danificado, ou de sofrer um ciberataque.

Uma pesquisa recente indica que 50% das empresas de industriais sofreram violações de dados no ano passado. Para este tipo de empresas a propriedade intelectual é um dos seus ativos mais valiosos devido à grande quantidade de dados armazenados.

Para prevenirmos as ciberameaças, por exemplo, os dispositivos que incluem recursos biométricos avançados e recursos de armazenamento de credenciais em hardware fornecem uma primeira linha de defesa mais ativa. Outras medidas de segurança, são soluções zero client que ajudam a anular ameaças relacionadas a dados, pois são capazes de retirar dados confidenciais de dentro do próprio dispositivo. Através do armazenamento das informações num sistema central baseada numa solução cloud, conseguimos proteger contra o acesso não solicitado a informações no caso de um dispositivo ficar perdido ou roubado.

Manter a par da inovação

O setor industrial está a adotar novas tecnologias como AR, 5G e IoT a uma crescente velocidade. A AR, que surgiu como uma nova ferramenta poderosa capaz de preencher a lacuna entre o mundo digital e o mundo real dos operacionais técnicos fabris. No entanto, a dependência de sistemas legacy está a colocar um “garrote” a muitos fabricantes que têm o desejo de construir um negócio digital. O problema que os responsáveis destas empresas enfrentam ao fazer uma transformação digital é o elevado número de dados que é produzido.

Qual é a resposta para aqueles que não tem recursos para “substituir e extrair” a infraestrutura e como é que o valor dos dados pode ser inexplorado? As soluções de edge computing permitem que os fabricantes, recolham, analisem e redistribuam os vastos conjuntos de dados de modo a ajudá-los e transformá-los em insights acionáveis.

Há uma grande pressão por parte das empresas da indústria em poder acompanhar a inovação e as crescentes ofertas do mercado. A transformação digital vai continuar a ser uma das principais conversas na área dos negócios industriais durante os próximos anos. 90% dos líderes de empresas digitais acreditam que a digitalização oferece mais oportunidades do que riscos e que os benefícios são claros para aqueles que usufruem da transformação digital.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Dynabook.

TAGS

Dynabook

Recomendado pelos leitores

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARDWARE

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook
HARDWARE

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook

LER MAIS

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6
HARDWARE

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.