André Pereira, Microsoft Azure Networking Support Engineer em 2020-6-18

CLOUD

Advertorial

Um upgrade ao seu negócio com a rede na Cloud

Quando pensamos em ambientes de cloud, pensamos em data centers e conectividade e, quando pensamos em conectividade, pensamos automaticamente na rede

Um upgrade ao seu negócio com a rede na Cloud

É a rede que interliga servidores, routers e dispositivos móveis, que permite o acesso a dados e aplicações, que liga o mundo e que, no contexto atual, nos liga a nós.

Também em matéria de redes, não é novidade que a distância, traduzindo-se em latência, é um dos maiores obstáculos ao desempenho na transferência e gestão de grandes volumes de dados, a par com o congestionamento da maior rede mundial conhecida – a internet.

Ao migrar para a cloud, as empresas podem sofrer quebras de velocidade no acesso direto a aplicações para operações internas, dependendo se optam por soluções infraestruturais públicas (cloud pública) ou híbridas (cloud pública e privada), mas é também certo que ganham na proximidade aos seus utilizadores e clientes, com aplicações e serviços preparados para a realidade on-demand, tão preponderantes para a atual economia digital.

O planeamento, a começar pelo da rede na cloud, é crucial para assegurar a continuidade dos negócios e ganha especial relevo nesta “nova normalidade” onde o trabalho remoto predomina.

O Microsoft Azure permite a implementação de redes virtuais em poucos segundos, que conferem um ambiente isolado de conectividade para os seus recursos na nuvem. Oferece ainda variados produtos de rede, como balanceadores de carga, DNS, Gateways de Aplicações, VPN, pontos privados de acesso, gestores de tráfego, bem como diversas ferramentas de monitorização, a uma escala global.

A par com a necessidade crescente de recolher e processar grandes quantidades de dados em quase tempo real, observamos também um aumento do aparecimento de novas soluções de computação nas fronteiras, onde o universo físico e o digital se tocam (edge computing), e de dispositivos IoT.

Este novo paradigma exponencia a necessidade e importância de uma rede, cada vez mais, distribuída, rápida, e de larga escala. Neste sentido, e com o advento da conectividade ultrarrápida e móvel 5G, a Microsoft alargou as Parcerias com a indústria e anunciou o Azure Edge Zones, que lhe permitirá desenvolver aplicações escaláveis e otimizadas, diretamente conectadas às redes 5G dos Parceiros.

O Microsoft Azure conta com data centers espalhados globalmente por mais de 60 regiões, interconectados, formando uma das maiores redes de fibra do mundo. O Azure Front Door permite-lhe tirar o maior partido desta rede globalmente distribuída, para entregar aplicações dinâmicas e de microsserviços mais próximos dos utilizadores finais. Este foi desenvolvido a pensar na escalabilidade e desempenho das suas aplicações, dispondo de capacidade de balanceamento, caching, proteção, e encaminhamento de tráfego web.

Para outros cenários, a começar pela migração, certamente precisará de uma ligação privada à sua infraestrutura e rede existentes.

Assim, o primeiro passo é optar por uma ligação de alta fiabilidade e segurança desde a sua rede on premises até à sua rede na nuvem, através do uso de VPNs de alta disponibilidade, ou utilizando uma interconexão dedicada, como por exemplo o ExpressRoute do Azure, que oferece uma conexão privada mais rápida, mais confiável, e com menores latências que as típicas conexões pela internet.

O passo seguinte é garantir segurança e conformidade, limitando o tráfego aos recursos e aplicações desejados na rede com grupos de segurança, implementando uma firewall de aplicações web, ou até mesmo, aumentando a proteção contra ataques DDoS. O Microsoft Azure conta com mais ofertas de certificação de conformidade do que qualquer outro fornecedor de serviços cloud.

Finalmente, a verdadeira transformação digital passa não só pela tecnologia, mas também pela capacitação das pessoas, por uma estratégia focada no consumidor e um planeamento eficaz, assente numa rede confiável, inovadora e global.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Microsoft

TAGS

Microsoft

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.