2022-12-19

CLOUD

Advertorial

Soberania de dados e as clouds (Inter)Nacionais

Há caminhos fáceis e caminhos estruturantes. Ambos com impacto no futuro. Os dois caminhos podem ser unidos, contudo quando aplicamos em decisões estratégicas de adoção ou migração para ambientes cloud nas empresas, raramente há uniões

Soberania de dados e as clouds (Inter)Nacionais

Se é claro que uma adoção destas estratégias, em modelos conjuntos, traz certamente benefícios, numa migração de sistemas de informação empresariais para ambientes cloud, tal implica que se tenha a consciência que se estão a criar modelos de relação de parcerias de médio e longo prazo. Neste sentido, é fundamental ter consciência aprofundada das decisões que estão em jogo e de quais são as diversas regras que controlamos ou não.

Importa, por isso, entender as regras, ou de outra forma, o conjunto de variáveis a ser ponderadas aquando da escolha dos fornecedores cloud. Destacam-se as necessidades específicas de negócio e de agilidade da empresa, a estabilidade do fornecedor cloud, a proximidade relacional do fornecedor, a rede de parceiros aptos a disponibilizar serviços sobre essa cloud, o conjunto de perspetivas futuras de evolução e inovação tecnológica, a simplicidade ou complexidade dos modelos de custeio dos serviços, a existência de eventuais custos escondidos, latência de comunicações, localização de dados, abertura a migração para outros fornecedores, entre outras.

Como se entende, o conjunto de variáveis é de facto alargada, razão pela qual há caminhos fáceis de escolha que procuram transferir riscos para outros que se dizem parceiros, em contraponto com o assumir decisões e responsabilidades orientadas à eficácia e eficiência da empresa. Em termos práticos, entender o real benefício económico da decisão para a empresa.

A complexidade da conjuntura dos negócios atualmente, potenciada ainda mais pela aceleração digital oriunda da pandemia e das instabilidades geopolíticas derivadas da guerra na Ucrânia, demonstra a importância crucial de garantir ainda mais que se tomam decisões estratégicas estruturais, pensadas no futuro e não no imediatismo.

É, neste contexto, que serviços cloud nacional, em particular em Portugal como a IPTCloud da IP Telecom, podem ser alternativas estruturantes na garantia da Soberania de Dados e de resiliência a plataformas críticas de suporte à atividade operacional das empresas. Ou seja, as clouds nacionais podem garantir e serem as alternativas do suporte fundamental à sustentabilidade e ao sucesso de processos de Transformação Digital das empresas, uma vez que asseguram o integral controlo, por parte das empresas, dos seus dados e minimizando, em grande medida, eventuais riscos de interesses geopolíticos ou económicos mundiais não controláveis ou não previstos no futuro.

Acresce que os serviços cloud, baseados em território nacional, conseguem também garantir a necessária escalabilidade mundial, para o crescimento do negócio global das empresas, uma vez que permitem modelos híbridos de funcionamento com as diversas clouds internacionais. Fazem-no através de interligações diretas entre os vários centros de processamento (data centers) mundiais, permitindo assim que as interações/interfaces das aplicações com clientes finais possam ter disponibilização mundial. De uma forma técnica, as camadas aplicacionais lógicas e de interfaces finais podem beneficiar de escalabilidades e distribuição mundial em clouds públicas, mas garantindo-se uma integral controlo dos dados e de aplicações internas propriedade das empresas em território nacional, ou seja, em clouds privadas nacionais.

Mais do que decisões fáceis, importa sem dúvida assumir decisões estratégicas e de parcerias estruturantes. Os riscos e os desafios do mundo digital são cada vez maiores, pelo que a interação próxima e de controlo do ativo mais crítico de qualquer organização atualmente (os dados) é fundamental!

Em jeito de conclusão, tomar decisões não é fácil, mas importa tomá-las de forma consciente e economicamente vantajosas para a sustentabilidade futura das empresas. Como alguém uma vez me disse: “Você confia os seus filhos a qualquer pessoa? Então porque há de confiar os dados da sua empresa em quem não conhece efetivamente?”.

 

Conteúdo co-produzido por MediaNext e IP Telecom

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.