2021-12-13

CLOUD

Advertorial

Porque é que os clientes precisam de uma Plataforma de Cloud Híbrida aberta?

Os clientes compreendem que uma migração total para a cloud - onde podem tirar partido de dados, ter uma gestão continua em todos os sistemas e ser mais eficiente e seguro - é o objetivo principal de uma estratégia tecnológica global

Porque é que os clientes precisam de uma Plataforma de Cloud Híbrida aberta?

Soluções IBM Hybrid Cloud e AI

Só a cloud pode proporcionar agilidade, segurança, flexibilidade e velocidade necessárias para worloads, aplicações e dados. Mais especificamente, só a plataforma de cloud híbrida aberta concretiza a promessa da cloud e permite que os clientes usem os sistemas diferentes sem bloqueio de fornecedores.

E a questão que se coloca é o que é uma plataforma híbrida aberta?

Primeiro, é uma plataforma aberta. A cloud híbrida IBM disponibiliza um conjunto completo de ferramentas que foram concebidos para trabalhar com o Red Hat OpenShift. Os projetos de código aberto proporcionam interoperabilidade, portabilidade e segurança, expandindo as necessidades de crescimento e apoio dos clientes através do acesso a recursos de desenvolvimento e ecossistema.

Em segundo lugar, é híbrida. O modelo híbrido é uma arquitetura que inclui diferentes tipos de cloud alojadas em vários tipos de plataformas, podendo incorporar múltiplas clouds, com mais do que um fornecedor público de clouds, bem como clouds privadas e legacy systems, e ainda tecnologia mais recente como o IoT, cloud distribuída e edge computing. Os benefícios da multi-cloud incluem a liberdade de não depender de um único fornecedor, aumentando a flexibilidade e o custo ao escolher a cloud certa para os requisitos necessários - não adequando as suas necessidades às especificações do fornecedor. Uma abordagem híbrida também dá mais flexibilidade para satisfazer certos requisitos regulamentares locais ou específicos de cada indústria, separando workloads ou dados em locais conforme necessário, mas executando os sistemas de uma forma centralizada.

Quais os desafios da plataforma de cloud híbrida?

Movimento entre clouds

Nos últimos anos o desafio era a migração de sistemas para a cloud, mais recentemente o desafio é passar os sistemas de uma cloud para outra cloud. Esta mudança tem a ver com vários fatores, mas destacamos o facto da cloud não estar a satisfazer os requisitos dos clientes a nível de segurança ou por questões regulamentares. Os IBM Cloud Paks são a forma mais rápida, fiável e flexível de mover dados e sistemas entre clouds, reduzindo os tempos de inatividade. Os Cloud Paks permitem mover e distribuir facilmente workloads contentorizados de forma consistente e uniforme em qualquer infraestrutura aproveitando a ferramenta de gestão do Kubernetes.

Consistência da gestão

Quando os clientes dizem que querem a single pane of glass para gerir o ambiente de clouds híbridas, na realidade o que querem é uma consola unificada que lhes permita gerir todas as clouds. Essa consola além de ter a capacidade de interagir com todos os tipos de clouds, também deve permitir gerir e deslocar todos os workloads. O IBM Cloud Pak for Multicloud Management permite todos estes processos e fornece visibilidade, automação, governance numa camada com capacidades de gestão híbrida e multicloud.

Conectividade entre clouds

A conectividade entre as várias clouds no ambiente de cloud híbrida tem impacto em todos os aspetos da infraestrutura. Afeta a velocidade, segurança, portabilidade, análise de dados e regulamentações. Se as ligações não estão a funcionar corretamente, a plataforma de cloud híbrida também não estará. Todos os clientes querem ter a menor latência e a maior velocidade à sua disposição. A localização física das suas clouds e a conectividade entre elas tem um impacto tremendo na latência. O IBM Cloud Pak for Integration ajuda a suportar a velocidade, flexibilidade, segurança e escalabilidade necessária para ligar aplicações e dados onde quer que estejam. Vem pré-integrado com as capacidades necessárias para manter a continuidade do negócio, enquanto proporciona uma experiência diferenciada e personalizada aos clientes e otimiza os canais. O IBM Cloud pak for Watson AIOps ajuda a reduzir o custo operacional e a transformar as operações de IT com a solução de AIOps que proporciona uma visibilidade de dados de desempenho e dependências através dos vários ambientes. Este cloud pak é a evolução do portfólio dos produtos IBM de gestão IT.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Arrow e pela IBM

TAGS

Arrow IBM

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.