2021-10-11

CLOUD

Advertorial

Netapp: a importância do cloud computing para a transformação digital

A NetApp é o único fornecedor de armazenamento em cloud híbrida nativa nas maiores clouds do mundo

Netapp: a importância do cloud computing para a transformação digital

Jordi Botifoll, Vice-Presidente LATAM e Ibéria na NetApp

Jordi Botifoll supervisiona a LATAM e a Região Ibérica na NetApp e é um dos executivos espanhóis de maior sucesso internacional. Durante os seus mais de 20 anos na Cisco, tem desenvolvido e implementado a estratégia da gigante da tecnologia a partir de vários cargos de responsabilidade, como Vice-Presidente Sénior das Américas, gerindo 45 países e territórios diferentes e, antes disso, como Vice-Presidente Sénior para a EMEA Sul e Diretor Executivo da CISCO para Espanha e Portugal. No início da carreira, ocupou também cargos de responsabilidade para o mercado ibérico em organizações líderes em TIC como a Lotus, a IBM e Grupo Auna, parte da France Telecom. A sua experiência no setor IT, combinada com o seu estilo único de liderança, também lhe rendeu prestigiados prémios do setor, como The Hispanic IT Executive Council’s “HITEC 50”, que reúne os 50 líderes de vendas mais influentes da indústria IT.

Com a pandemia a acelerar a transformação digital nas empresas em Portugal, como é que isso impactou a procura por soluções centradas em dados da NetApp?

A pandemia deu um impulso à digitalização. Para as empresas que veem a transformação digital como uma oportunidade e não como um desafio, a situação criou muitas oportunidades para serem inovadoras e criativas e para alcançarem ou mesmo melhorarem as metas comerciais. As empresas estão mais dispostas a investir em inovação técnica. Ser capaz de manter a continuidade dos negócios - que hoje está no topo das prioridades das empresas - numa época de disrupção sem precedentes, está a ser em grande parte atribuída à adoção da cloud como o centro da iniciativa da transformação digital de uma organização. A cloud vai continuar a ser a plataforma que a maioria das organizações vão escolher para administrar os seus negócios digitais e para se envolver com clientes e colaboradores, sem interrupções. O nosso foco é viabilizar as empresas com a sua jornada na cloud - seja ela pública, privada, híbrida ou multicloud.

Está a liderar a região Iberoamerica dentro da NetApp que foi criada no início deste ano. Qual é a sua estratégia?

A criação da nova região da Iberoamérica dentro da NetApp visa aproveitar as sinergias entre mercados tão bem alinhados como Espanha, Portugal e América Latina. E destaca o claro compromisso da NetApp com a região e o seu potencial de crescimento nos próximos anos. A estratégia de cloud computing da NetApp é fundamental para a transformação digital de empresas e organizações em todo o mundo - e assim será também para a Iberoamerica e Portugal. As tecnologias de cloud vão mudar o futuro dos negócios. Apoiaremos todos os nossos Clientes e Parceiros para desfrutarem do melhor da cloud. E como vamos fazer isso? Com as nossas ofertas e soluções exclusivas, como o ONTAP, ajudamos os clientes a construir um data fabric com serviços de dados consistentes integrados em toda a sua escolha de on-prem, híbridos e cloud pública. Isto permite que os negócios forneçam os dados e aplicações adequadas no lugar e horas certos, com os recursos ideais para alimentar a inovação. Além disso, temos uma posição única no mercado, já que temos Parcerias e relacionamentos com os maiores fornecedores de cloud computing como Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure. Os nossos clientes podem escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

Pode partilhar alguns exemplos de clientes que já estão a utilizar as soluções em cloud da NetApp?

DreamWorks, Ducati, Aston Martin, Astra-Zeneca... para citar alguns dos nossos clientes satisfeitos que usufruem das nossas soluções para maximizar a utilização dos seus dados, independentemente do local onde residem, enquanto capitalizavam da sua jornada para a cloud. Com o suporte da tecnologia da NetApp, a DreamWorks está a avançar o seu data fabric e a estender dados e aplicações fora do perímetro físico da empresa e para a cloud pública. A Ducati trabalhou com a NetApp para construir uma estrutura de dados, explorando os dados gerados por mais de 60 sensores físicos instalados nas motas da MotoGP. A AstraZeneca está a acelerar o processo de descoberta de tratamentos que salvam vidas graças a uma estratégia de dados atualizada, baseada em computação híbrida e multicloud e no movimento dinâmico dos dados.

Como é que a NetApp está a apoiar os Parceiros de Canal regionais para aumentar os seus níveis de habilidade e oportunidades para a cloud?

Ouvimos constantemente o feedback dos nossos Parceiros e, por isso, o nosso Programa de Parceiros unificado continua a evoluir para incluir todas as componentes de especialização necessárias, desde a capacitação, vendas, pré- -vendas, pós-vendas, serviços, até à elaboração de incentivos de recompensa. Este ano estamos mais focados em especializarmo-nos em cobrir áreas específicas, assim um Parceiro pode trabalhar connosco enquanto se foca na cloud, IA, aplicações empresariais e DevOps. Para Parceiros com uma ampla experiência em migração e gestão de workloads de clientes em ambientes de cloud pública com o portfólio NetApp Cloud Data Services, nós introduzimos um novo nível de Cloud Preferred Partner. Está simplificada a forma como os Parceiros interagem com o nosso portfólio de Cloud Data Services, expandindo o suporte, as ferramentas e os incentivos para Parceiros de cloud computing em todo o mundo. Todos os Parceiros podem vender e ganhar descontos no portfólio de Cloud Data Services.

Que mensagem final gostaria de enviar para o mercado português?

Temos visto uma tendência muito positiva nos últimos dois anos, e confiamos no nosso forte ecosistema de parceiros. Isto torna-nos flexíveis para adaptar as nossas soluções perfeitamente ajustadas ao mercado português. A continuidade é fundamental para o relacionamento com o cliente e vamos maximizar os nossos esforços para apoiar os nossos clientes portugueses na sua jornada de transformação digital para capacitá-los a lidar com os dados. Estamos muito satisfeitos com a confiança que os clientes portugueses têm na NetApp. À medida que a estratégia de cloud híbrida pós-pandémica evolui, ajudamos as organizações a construir a sua própria estrutura de dados e a fornecer com segurança os dados, serviços e aplicações certos, a qualquer altura e em qualquer lugar.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Arrow e pela NetApp

TAGS

NetApp Arrow

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.