2017-10-03

CLOUD

Mercado IaaS cresceu 31% no último ano

Os dados são da Gartner, que destaca que Amazon, Microsoft e Alibaba são três principais providers, com um desempenho bastante acima do mercado.

A procura por infrastructure-as-a-service (IaaS) continua em trajetória ascendente, e também está a impulsionar o crescimento os outros mercados de cloud, segundo a Gartner.

Apesar do Platform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS) estarem também a mostrar um forte crescimento, a consultora estima que o IaaS registe o crescimento mais rápido nos próximos cinco anos.

Dentro do mercado de IaaS, a Gartner vê um crescimento acima do mercado para os três grandes fornecedores cloud pública. Enquanto a Amazon Web Services liderou o mercado global em 2016, o Microsoft Azure ganhou mais impulso, e a Google algum terreno.

A Amazon regstou 44,2% do mercado de IaaS o ano passado, ao passo que a Microsoft ficou em segundo lugar, com uma participação de mercado de 7,1%, um aumento de 61,1% em relação a 2015.

Em terceiro lugar surge a chinesa Alibaba, com um crescimento acentuado de 127% em 2016, sendo o player dominante no mercado de serviços Cloud na China. Para além disto, a Alibaba está também a expandir ativamente a sua presença internacional, com o lançamento de quatro data centers na Europa, Austrália, Oriente Médio e Japão.

IT CHANNEL Nº 49 Julho 2018

IT CHANNEL Nº 49 Julho 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.