2015-7-07

CLOUD

Investimentos em infraestrutura cloud deverão crescer 26% este ano

Os gastos com infraestrutura cloud deverão alcançar os 33,4 biliões de dólares em 2015, segundo a IDC. Surpreendentemente, ou não, a cloud pública é a opção IaaS que mais cresce

Um terço de todos os gastos mundiais em infraestrutura dizem respeito à cloud, segundo o mais recente relatório da IDC, que indica que estes deverão crescer 26,4 por cento este ano, para os 33,4 biliões de dólares. De realçar que os investimentos em infraestrutura tradicional, sem ser cloud, deverão manter-se estagnados nos 67 biliões de dólares.

Mais impressionante é a trajetória ascendente que a cloud pública apresenta – a IDC indica que pode crescer 32,2 por cento este ano, totalizando um investimento de 21,7 biliões de dólares. Os gastos com cloud privada, por sua vez, deverão representar 11,7 biliões de dólares, crescendo 16,8 por cento.

No primeiro trimestre de 2015, os gastos com infraestrutura cloud cresceram 25,1 por cento, também segundo a IDC, com vendas na ordem dos 6,27 biliões de dólares.

Kuba Stolarski, researcher manager da IDC para a área de servidores, virtualizada e workload, sublinha que “o crescimento da cloud enquanto infraestrutura continua a superar o crescimento global do mercado de infraestrutura de TI, impulsionada pela transição de workloads para plataformas cloud-based”.

A HP, a Dell, a Cisco e a EMC surgem no topo das vendas deste tipo de infraestrutura. As vendas da HP alcançaram os 985 milhões de dólares, um aumento de 37,4 por cento, que agora detém 16 por cento de quota de mercado. A Dell tem 11,9 por cento, seguida da Cisco (9,3 por cento) e da EMC (7,2 por cento).

Recomendado pelos leitores

AWS e Microsoft lideram fornecimento de serviços cloud em Portugal
CLOUD

AWS e Microsoft lideram fornecimento de serviços cloud em Portugal

LER MAIS

VMware traz melhorias para fornecedores de cloud
CLOUD

VMware traz melhorias para fornecedores de cloud

LER MAIS

Primeiro ponto de presença em Portugal da Amazon CloudFront já está operacional
CLOUD

Primeiro ponto de presença em Portugal da Amazon CloudFront já está operacional

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 60 SETEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 60 SETEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.