2014-12-22

CLOUD

IBM abre mais 12 novos centros mundiais de cloud

A abertura dos novos centros IBM Cloud em Frankfurt, na Cidade do México e em Tóquio, e em mais nove cidades da Europa, Ásia e América numa parceria com a Equinix, marca a mais recente etapa no compromisso, assumido em Janeiro deste ano, em investir 1,2 mil milhões de dólares com o objetivo de acelerar a presença da Companhia em mais mercados e ir ao encontro dos requisitos locais em termos de desempenho, segurança e controlo de dados em ambientes cloud

IBM abre mais 12 novos centros mundiais de cloud

A IBM acaba de anunciar mais um passo na expansão da sua rede global de centros de cloud computing com a abertura em 12 novas localizações, passando a totalizar 40 em todo o mundo

O acordo com a Equinix garante acesso direto ao portefólio completo de serviços cloud da SoftLayer através da Equinix Cloud Exchange™, permitindo transferir facilmente as cargas de trabalho de ambientes de produção, para e a partir da cloud, por forma a ajudar as empresas a tirarem melhor proveito da sua estratégia de cloud híbrida.

Crescimento da cloud híbrida nas Empresas

A implementação de projetos cloud, especificamente de cloud híbrida, está a crescer de forma significativa. De acordo com a líder de consultoria tecnológica Gartner Inc., até 2017 metade das empresas em todo o mundo terá adotado soluções de cloud híbrida. Entre os fatores principais para a adoção de cloud computing, incluindo a opção de cloud híbrida, estão os requisitos que obrigam empresas e entidades públicas a armazenarem certos dados localmente, de modo a cumprirem com os regulamentos de resiliência de dados, bem como a ambição crescente das startups em expandirem os seus negócios globalmente. A IBM estima que mais de 100 países tenham já adotado normas e leis que regulam a forma como instituições públicas e empresas privadas devem lidar com os dados pessoais.

Este anúncio vem confirmar a presença global da Cloud IBM tendo em conta os centros já inaugurados este ano em Bombaim, Londres, Amesterdão, Pequim, Hong Kong, Singapura, Melbourne, Toronto, Dallas e em Lisboa.

Esta aposta inclui serviços de consultoria da IBM, que possui milhares de especialistas em cloud, com profundo conhecimento do setor, e que estão localizados em todo o mundo para ajudar os clientes a transferirem as suas operações para a cloud.

A funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, os centros IBM oferecem um leque completo de soluções, incluindo serviços comprovados de resiliência, garantindo assistência em qualquer ambiente, designadamente serviços tradicionais de TI e modelos de cloud pública, privada ou híbrida. Na presença de uma falha, a equipa de suporte consegue recuperar os dados em minutos e garantir que o incidente represente pouco ou mesmo nenhum impacto sobre as operações de negócio da empresa e passando despercebida aos clientes.

Clientes IBM em todo o mundo estão já a tirar partido dos novos centros de dados. Só desde o início de novembro a IBM anunciou mais de 4 mil milhões de dólares em contratos de cloud com grandes empresas em todo o mundo, incluindo Lufthansa, na Alemanha, ABN AMRO, na Holanda, WPP, no Reino Unido, WOOX Innovations, em Hong Kong, e Dow Water e Thomson Reuters, nos Estados Unidos.

Crescimento da IBM Cloud através de parcerias estratégicas

A parceria com a Equinix vem consolidar a estratégia de expansão global da IBM nesta área, assente no completo portefólio Cloud da Companhia assim como numa série de parcerias recentes:

- A SAP selecionou a IBM como fornecedor estratégico de serviços de infraestrutura cloud para as suas aplicações críticas de negócio de modo a acelerar a capacidade dos clientes de terem o seu core business na cloud.
- A IBM e a Microsoft estão a trabalhar em parceria para fornecer software empresarial através do Microsoft Azure e da IBM Cloud.
- A IBM e a Tencent Cloud assinaram recentemente um memorando de cooperação empresarial para colaborar no fornecimento de cloud pública no modelo Software-as-a-Service.
- A IBM e a AT&T estão a colaborar para acelerar o processo de adoção de serviços cloud por parte dos seus clientes, com maior segurança e desempenho, através da disponibilização de serviços AT&T NetBond na plataforma Softlayer.

Estas parcerias estratégicas, que trazem um valor ainda maior ao portefólio Cloud da IBM, e o investimento financeiro e tecnológico contínuo neste campo tem permitido à IBM alcançar um crescimento significativo do seu negócio de cloud:

- A IBM registou receitas de 4,4 mil milhões de dólares em 2013 – um aumento na ordem dos 69% face ao ano anterior.
- Até ao terceiro trimestre de 2014, as receitas de cloud da IBM aumentaram 50%, com receitas de 3.1 mil milhões de dólares em ambientes as-a-service.
- 47 das 50 principais empresas do ranking das 500 melhores da revista Fortune utilizam a cloud da IBM.
- Desde há dois anos consecutivos que a IBM é nomeada líder no IDC MarketScape para Serviços Profissionais de Cloud.
- As empresas norte-americanas classificaram recentemente a IBM como o fornecedor número um de cloud computing, de acordo com um relatório da IDC sobre preferências no mercado norte-americano para infraestruturas-como-um-serviço (IaaS).

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.