2018-7-18

CLOUD

Advertorial

Hiperconvergência, uma realidade e uma certeza!

Uma tecnologia de futuro rápida de implementar, mais simples de gerir e mais fácil de expandir com um TCO mais baixo

Hiperconvergência, uma realidade e uma certeza!

Atualmente, vivemos um cenário económico que exige adaptação das empresas para reduzir custos na infraestrutura TI, aumentar as oportunidades e o crescimento do negócio. Uma tendência tecnológica que contribui para esta estratégia são as soluções hiperconvergentes, que garantem benefícios tangíveis e estão a aumentar a sua força no mercado.

Desde sempre que o principal desafio dos gestores e dos administradores de sistemas nas organizações passa pela decisão por soluções que asseguram performance, escalabilidade, um baixo custo total de propriedade (tendo em conta sempre atualizações futuras) e, claro, adequar a solução ao orçamento disponível.

Uma análise rápida sobre a forma como as soluções hiperconvergentes estão a modificar a estrutura do data center atual, originando resultados satisfatórios, faz com que os administradores de TI cada vez mais tencionem investir nesta tecnologia.

Para compreender corretamente a forma como a hiperconvergência vem revolucionar o data center, temos obrigatoriamente de analisar a sua antecessora, a “convergência”, o modelo tradicional que ainda hoje é o mais utilizado na infraestrutura empresarial. A arquitetura tradicional é constituída por unidades fundamentais ao seu funcionamento: Servidores (dedicados ou não), Rede (switches e routers) e Armazenamento. Toda esta infraestrutura reflete avultados valores de investimento de propriedade, manutenção exigente e recorrente, aumentando ainda mais os custos de mão de obra especializada. Estes dois fatores são ainda somados a outros dois de elevada importância, o consumo energético e o espaço em bastidor, gerando um ônus significativo.

Ainda assim, a tecnologia de convergência deu um grande avanço. Otimizou a infraestrutura, convertendo a parte de redes física em “software” e agregando à parte do processamento (servidores). Ficando apenas a faltar o armazenamento (storage).

Desta necessidade surge a hiperconvergência, para facilitar as implementações, aumentar a escalabilidade e a agilidade operacional, além de reduzir a complexidade da infraestrutura de virtualização. A agregação de vários componentes, como servidores, rede e storage, num conjunto de equipamentos e centralizados numa mesma “interface”, dimensiona de forma dinâmica os recursos necessários para uma computação mais eficiente e, naturalmente, uma redução de custos.

Em Portugal, a NEXUS reconheceu a importância de disponibilizar arquiteturas hiperconvergentes ao mercado de TI e juntou ao seu portefólio de sistemas a Appliance NEXUS HCI, uma solução hiperconvergente com software DataCore direcionada para pequenas, médias e grandes empresas.

A aposta na inovação e, concretamente, na tecnologia hiperconvergente, resulta no desenho e implementação da Appliance direcionada a maioria dos segmentos e de necessidades do mercado TI.

A Appliance NEXUS HCI apresenta-se como uma solução hiperconvergente, combinando computação, armazenamento e rede numa plataforma simplificada que oferece as seguintes vantagens reais:

  • Computação, armazenamento e rede totalmente integrados;
  • Escalabilidade independente da computação e espaço de armazenamento;
  • Resulta no custo total de propriedade mais baixo;
  • Melhor performance de Servidor (por watt, por metro quadrado e por Euro);
  • Maior densidade de VM por nó;
  • A arquitetura escalável permite uma adaptação contínua às constantes mudanças nos requisitos dos negócios;
  • Maior disponibilidade e segurança de dados;
  • Rápida instalação e administração contínua.

A oferta contempla um leque abrangente de soluções, escaláveis e sobretudo adaptadas às reais necessidades do cliente.

A Appliance NEXUS HCI está disponível em Chassis de 2U ou 4U com processadores Intel Xeon Scalable de última geração e armazenamento Flash e/ou HDD 24/7.

O modelo de comercialização está bem definido, tendo como distribuidor exclusivo a SOON Business Solutions e uma rede de Parceiros com elevado know-how no que diz respeito à gestão de sistemas de informação das organizações cobrindo todo o território nacional e ilhas.

Podemos concluir que os profissionais que procuram alternativas mais robustas aos modelos atuais e tendências mundiais que proporcionam melhor performance, automação, eficiência superior nos processos, otimização de recursos técnicos e redução de custos para as empresas terão, certamente, em consideração a hiperconvergência como solução.

 

Advertorial

 

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.