2022-8-11

CLOUD

Gastos em serviços de cloud pública duplicam até 2026

Novo relatório da IDC indica que os investimentos em serviços de cloud pública vão chegar a 113 mil milhões de dólares em 2022 e a 239 mil milhões até 2026

Gastos em serviços de cloud pública duplicam até 2026

O mais recente Worldwide Public Cloud Services Spending Guide da IDC indica que os gastos dos serviços de cloud pública na Europa vão atingir os 113 mil milhões de dólares em 2022 e duplicarão para 239 mil milhões de dólares até 2026, crescendo a uma taxa anual de crescimento composta (CAGR, na sua sigla em inglês) de 22% entre 2021 e 2026.

Os investimentos em Software-as-a-Service (SaaS) vão continuar a liderar a maior parte dos gastos em cloud pública na Europa em 2022, mas o Platform-as-a-Services (PaaS) será o segmento de maior crescimento à medida que as organizações reconhecem agilidade no negócio, permitindo às empresas testar e implementar rapidamente aplicações que desenvolveram, indica a IDC.

Os serviços profissionais, a banca e a manufatura estarão entre os que mais investem em serviços de cloud pública, num total de quase 60% do total dos gastos em 2022. Com as indústrias a ajustarem as suas políticas de trabalho ao remoto, há uma maior atenção ao acesso remoto dos colaboradores à informação, que irá impulsionar os gastos em soluções cloud. 

A implementação de estratégias digitais e baseadas em cloud continuará a ser um foco e os gastos europeus – sem contar com a Rússia – crescerão 26,4% este ano. Da mesma forma, os investimentos russos em soluções cloud deverão crescer 7,7% em 2022. Contudo, indica a IDC, com muitas empresas a sair do país, o crescimento será mais lento do que no resto da Europa.

As empresas europeias querem automatizar os seus processos, uma vez que estão a passar por desafios de mercado, incluindo perturbações na cadeia de valor e escassez de componentes. Mais frequentemente, as empresas adotarão a cloud para criar uma sólida fundação de análise de dados em tempo real que apoie a agilidade e resiliência do negócio”, comenta Andrea Minonne, analista sénior de investigação da IDC no Reino Unido.

Assim, a IDC garante que, devido à cloud pública, está a assistir a uma onda de inovação impulsionada pela capacidade de colocar esforços no desenvolvimento de novos produtos e serviços sem a restrição da capacidade das organizações de os implementarem. As empresas estão mais frequentemente a usar os serviços cloud para atualizar e levar as suas operações para o próximo nível para agilizar os processos e fortalecer o valor que entregam aos clientes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Investimento em infraestruturas de computação e armazenamento na cloud continua a crescer
NEGÓCIOS

Investimento em infraestruturas de computação e armazenamento na cloud continua a crescer

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

TD Synnex expande acordo de colaboração com a AWS
CLOUD

TD Synnex expande acordo de colaboração com a AWS

LER MAIS

Organizações portuguesas estão 9% abaixo da média europeia na adoção da cloud
CLOUD

Organizações portuguesas estão 9% abaixo da média europeia na adoção da cloud

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 94 FEVEREIRO 2023

IT CHANNEL Nº 94 FEVEREIRO 2023

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.