2022-1-24

CLOUD

Gastos com infraestrutura cloud voltam a subir

A IDC indica que os gastos com as infraestruturas cloud cresceram no terceiro trimestre de 2021 e espera-se um crescimento geral para todo o ano de 2021

Gastos com infraestrutura cloud voltam a subir

De acordo com o estudo “Worldwide Quarterly Enterprise Infrastructure Tracker: Buyer and Cloud Deployment” da IDC os gastos em produtos de infraestrutura de computação e armazenamento para infraestrutura cloud, que inclui ambientes dedicados e partilhados, aumentaram 6,6% no terceiro trimestre de 2021 para 18,6 mil milhões de dólares.

Este aumento, diz a IDC, retoma a tendência do crescimento líquido positivo de gastos com ano inteiro por trimestre, que viu uma pausa no segundo trimestre de 2021, quando o gasto diminuiu 1,9%. Isto segue sete trimestres do crescimento de gastos durante todo o ano que começaram no terceiro trimestre de 2019, destacados por 38,4% de crescimento no segundo trimestre de 2020, uma vez que a primeira onda global de pandemia levou a paragens de negócios e países, causando um pico em investimentos em serviços de cloud e infraestrutura. 

Os gastos com infraestrutura de cloud partilhadas atingiram os 13 mil milhões de dólares, um aumento de 8,6% em relação ao período homólogo e aumento 6,6% no trimestre anterior. Isto continua numa tendência de crescimento homólogo desde o quatro trimestre de 2019, interrompido no trimestre anterior em comparação com um segundo trimestre de 2020 excecionalmente forte que viu os gastos aumentarem 55,1%. A IDC afirma que espera ver uma procura continuamente forte para a infraestrutura de nuvem partilhada com os gastos a superar os gastos de infraestrutura não cloud em 2022.

Os gastos com infraestrutura de cloud dedicado aumentaram 13,4% ano após ano no terceiro trimestre de 2021 a 5,6 mil milhões de dólares. A IDC espera que os gastos em ambientes de cloud vão continuar a superar os gastos em infraestrutura não cloud durante toda a sua previsão.

Para o ano completo 2021, a IDC prevê que os gastos da infraestrutura cloud cresçam 8,3% em relação a 2020 para 71,8 mil milhões de cloud, enquanto a infraestrutura não-cloud deverá crescer 1,9% para 58,4 mil milhões de dólares após dois anos de declínios.

Espera-se que a infraestrutura de clouds partilhadas cresça 7,2%, para 49,7 mil milhões de dólares para o ano inteiro. Também se espera que os gastos com infraestrutura de nuvem dedicada cresçam 10,7%, para 22,2 mil milhões de dólares.

TAGS

Cloud IDC

Recomendado pelos leitores

TD Synnex expande acordo de colaboração com a AWS
CLOUD

TD Synnex expande acordo de colaboração com a AWS

LER MAIS

Salesforce lança novidades no Service Cloud
CLOUD

Salesforce lança novidades no Service Cloud

LER MAIS

Organizações portuguesas estão 9% abaixo da média europeia na adoção da cloud
CLOUD

Organizações portuguesas estão 9% abaixo da média europeia na adoção da cloud

LER MAIS

Programas de Canal 2023

Programas de Canal 2023

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.