2017-7-27

CLOUD

Gartner: Transformação digital e IoT vão impulsionar investimentos em gestão de operações de IT

Segundo a Gartner, o investimento em ferramentas de gestão de operações de IT será impulsionado pela digitalização dos negócios e pela Internet of Things, até 2020. As empresas que optam pelo modelo open source fazem-no por um menor TCO

Gartner: Transformação digital e IoT vão impulsionar investimentos em gestão de operações de IT

A Gartner acredita que muitas empresas vão voltar-se para o ITOM (IT operations management) ou para o ITOM as-a-service, possibilitado por tecnologias open-source e com recurso a terceiros. Com o software open source, os vendors poderão entregar funcionalidades ITOM de forma escalada via cloud.

Apesar da aceitação por ITOM com recurso a software open source estar a aumentar, o software de gestão de operações de IT mais tradicional, closed source, ainda é o destinatário da maioria dos orçamentos”, realça Laurie Wurster, research director na Gartner.

Até 2020, os managed services e a cloud pública deverão ser mais solicitados no que diz respeito a ferramentas ITOM, que vão conduzir a um aumento de modelos de subscrição, tanto para ITOM cloud como para ITOM on-premises.

No entanto, as implementações on-premises continuarão a ser o método mais comum, segundo a Gartner.

“A procura por parte do cliente tem levado a que os vendedores de software tradicional tenham de transforma-se e adaptar-se à mudança tecnológica. A pressão competitiva da cloud (oferta SaaS) e de software open source comercial (com uma licença gratuita e suporte pago) estão a levar os providers de ITOM a evoluir a sua oferta em direção a modelos de subscrição tanto para implementações cloud como para on-premises”, indica Matthew Cheung, research director na Gartner.

 

 

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.