2014-12-31

CLOUD

Executivos querem cloud computing para melhorar desempenho dos colaboradores

Um estudo da KPMG diz que o cloud computing está a amadurecer e que, do ponto de vista dos líderes das empresas, está a tornar-se numa ferramenta chave de gestão dos colaboradores

Executivos querem cloud computing para melhorar desempenho dos colaboradores

ais de 42% dos executivos ouvidos pela KPGM apontaram o cloud computing como o catalisador de uma força de trabalho mais flexível e móvel.

Os líderes das empresas estão a reconhecer que a cloud é aquilo de que precisam para actualizar o modus operandi dos seus funcionários, em tudo diferente do que era há dez anos atrás. Mais de 42% dos executivos ouvidos pela KPGM apontaram o cloud computing como o catalisador de uma força de trabalho mais flexível e móvel. Um número três vezes superior ao de 2012.

O estudo também concluiu que os executivos olham para a cloud como uma ferramenta indispensável para aumentar a produtividade dos seus funcionários (54%) e a sua satisfação (48%).
Se há há apenas dois anos apenas 15% dos executivos viam na cloud uma oportunidade melhorar o desempenho dos seus funcionários, agora o cenário é outro. Antes, a única preocupação parecia prender-se com a redução de custos que a cloud proporcionava. O bem-estar dos funcionários não era tão relevante como parece ser agora. O que mudou? O cloud computing amadureceu e, com ele, evoluíram também as perspectivas dos decisores.

Ainda de acordo com o estudo da KPMG, que escutou 539 executivos em todo o mundo, 37% estão a usar a cloud para melhorar a interacção com os consumidores, fornecedores e parceiros. Os principais benefícios da adopção da cloud, na perspectiva dos entrevistados são: melhor desempenho de negócio (73%), níveis superior de serviço (72%) e redução de custos (70%).

O risco associado à cloud permanece, contudo, inalterado, com 53% dos executivos a indicar a perda de dados e o risco de privacidade como os maiores desafios da cloud. Ainda assim, em comparação com 2012, a questão da segurança não parece tão “ampliada”.

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.