2015-1-21

CLOUD

Empresas preferem cloud híbrida

Um estudo realizado pela IDG a pedido da Oracle revela que o modelo híbrido da cloud se está a impor de forma crescente como solução preferencial para as empresas, que continuam a ter na segurança a sua maior reserva

Empresas preferem cloud híbrida

Dentro de dois anos, em 2017, o cloud computing deverá ser dominado pelas plataformas de serviços e bases de dados suportadas por infraestruturas híbridas.

Os responsáveis e gestores de TI inquiridos pela IDG, na região EMEA, revelaram estar mais inclinados a optar pela cloud híbrida no momento de considerarem os seus próximos passos em direção à adoção de cloud computing. Implementar mais serviços híbridos (36%) foi a opção mais escolhida pelos inquiridos, ultrapassando o quociente da preferência por serviços privados (32%) e por serviços na cloud pública (17%). Dentro de dois anos, em 2017, o cloud computing deverá ser dominado pelas plataformas de serviços e bases de dados suportadas por infraestruturas híbridas.

O mesmo estudo revela igualmente que a adoção da cloud privada está no bom caminho, com quase dois terços das empresas (60%) a revelarem ter alcançado níveis intermédios ou maduros de adoção. Até 2017, a Oracle prevê que esta situação cresça para os 82%. Neste âmbito, o Software as a Service (SaaS) é encarado como o aspeto mais importante, ultrapassando a Database as a Service (DaaS) (61%) e a Platform as a Service (PaaS) (57%). Mas a Oracle prevê que este panorama se altere nos próximos anos com a DaaS a converter-se na forma mais importante de cloud privada, ultrapassando a PaaS (26%) e os SaaS (23%). “Ainda tradicionalmente os SaaS tenham liderado a migração das empresas para a cloud, outros serviços como as bases de dados e as plataformas como um serviço irão ganhar um protagonismo crescente nos próximos anos,” explica Bob Johnson, vice president e principal analyst da IDG Connect.

A principal barreira à cloud privada permanece a segurança, referida por 55% dos inquiridos, à qual se juntam novas preocupações como a integração com as aplicações existentes (47%), com as ferramentas e os recursos disponíveis (45%), e com os custos do hardware (44%). Estas novas preocupações ajuda a explicar por que estão as empresas a optar pelos modelos híbridos nas suas estratégias de cloud computing.

Os inquiridos consideraram que os aspetos mais relevantes para garantir a implementação com sucesso de uma infraestrutura de cloud privada são: níveis de controlo da governação bem definidos e operacionais (34%); standardização das TI (27%); capacidade de obter o apoio dos principais decisores (25%); e capacidade de assegurar uma gestão eficaz das mudanças nas TI (17%).

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.