2020-6-12

CLOUD

Advertorial

É altura de pensar diferente sobre a gestão da rede

A adoção de aplicações baseadas na cloud, também conhecidas como Software-as-a-Service (SaaS), tornaram-se habituais

É altura de pensar diferente sobre a gestão da rede

Um dos benefícios imediatos e mais visível é a economia de custo e de tempo obtidos com a eliminação da necessidade de hardware e dos recursos necessários para hospedar serviços tradicionais on-premises. Como praticamente não existe um período de aceleração, as soluções baseadas na cloud oferecem um time-to-market e time-to-value significativos, que ajudam as empresas a obter uma vantagem competitiva.

Estes benefícios também se aplicam à gestão de uma infraestrutura de rede. A rede gerida em cloud, que se refere à capacidade de gerir hardware e software de rede utilizando o modelo SaaS, também está a aumentar em popularidade.

Nem toda a gestão em cloud é igual

Algumas soluções cloud são produtos leves e simplificados para facilitar a sua utilização. Embora a simplicidade seja uma componente importante de um serviço de gestão em cloud, as soluções de nível empresarial exigem mais.

O portfólio de redes Aruba com gestão na cloud é desenvolvido de forma a oferecer a confiança necessária para suportar a rápida evolução dos ambientes de mobilidade atuais, e incluem soluções de operação e proteção como:

Aruba Central: uma plataforma unificada nativa na cloud para gestão, operação e monitorização de redes;

Aruba SD-Branch: uma solução simplificada e segura de SD-WAN e de branch operations;

Aruba Device Insight: uma solução inteligente baseada em machine learning para descobrir, criar perfis e dar visibilidade aos dispositivos.

Cada uma destas soluções trabalha individual e coletivamente para oferecer suporte ao portfólio completo de pontos de acesso (AP, na sigla em inglês) internos e externos da Aruba, switches e gateways de sites remotos.

Operações e garantia no centro de uma rede gerida em cloud

A plataforma unificada e cloud-native Aruba Central simplifica a implementação, gestão e a otimização das redes wireless, wired e conectividade WAN.

As operações simplificadas incluem uma interface informativa e fácil de usar, para além de recursos intuitivos direcionados para o fluxo de trabalho, como um assistente de configuração em três etapas, que adiciona automaticamente assinaturas e licenças de contas. O ZTP (Zero Touch Provisioning) permite que as configurações sejam automaticamente enviadas para os dispositivos à medida que são ligados. Através de uma aplicação móvel, é possível dar acesso a um recurso confiável ou a um prestador de serviços externo, para aprovisionamento dos dispositivos na plataforma. Todas as soluções foram projetadas para as empresas poderem economizar tempo e recursos enquanto lidam com as suas atividades diárias.

A plataforma Aruba Central vai além da gestão tradicional, e através da utilização de tecnologia machine learning, de uma fonte crescente de dados e do seu profundo conhecimento da rede, disponibiliza informação inteligente, consistente e confiável sobre a saúde da rede de forma contínua.

Aruba SD-Branch 

Fornecer experiências nas filiais que sejam consistentes com o que é oferecido na empresa está entre os principais objetivos do IT. A solução de rede gerida em cloud da Aruba é indicada para o branch.

Existe agora uma forma mais simples de implementar, gerir e controlar a rede com e sem fio e as gateways nos sites remotos, a partir de uma única consola. A solução da Aruba permite recolher e utilizar dados de cada utilizador e dispositivo conectado para personalizar os privilégios de acesso com base na função, nas necessidades de largura de banda e nas políticas de segurança em todo o ambiente distribuído da LAN.

Na WAN, funcionalidades inteligentes utilizam políticas e configurações dos circuitos para, de forma centralizada, gerir o encaminhamento do tráfego através de ligações MPLS, banda larga ou ligações celulares. A capacidade de utilizar informação da conectividade com e sem fios é exclusiva da Aruba, e ajuda a definir e aplicar políticas WAN na gateway do branch.

Plataforma de segurança integrada 

Para facilitar a implementação de dispositivos móveis e IoT, o Aruba Central pode exibir diretamente as informações recolhidas do Aruba ClearPass Device Insight, que fornece o perfil de dispositivo baseado em inteligência artificial e machine learning. O Device Insight categoriza automaticamente todos os dispositivos em qualquer rede com ou sem fio.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Aruba Networks

 

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.