2024-5-21

CLOUD

Despesas nos serviços de cloud aumentaram no primeiro trimestre de 2024

As despesas em serviços de cloud aumentaram globalmente 21% no primeiro trimestre de 2024, chegando a 79,8 mil milhões de dólares, um aumento de 13,4 mil milhões de dólares face ao ano passado

Despesas nos serviços de cloud aumentaram no primeiro trimestre de 2024

Os três grandes fornecedores de serviços de cloud AWS, Microsoft Azure e Google Cloud – registaram um crescimento conjunto de 24%, segundo indica a Canalys. O aumento da taxa de crescimento dos três operadores acompanha o crescimento das despesas realizadas por empresas em serviços de cloud. Contudo, o aumento da Microsoft superou os restantes fornecedores, com o registo de um aumento de 31% nas suas vendas em termos anuais.

A introdução de Inteligência Artificial (IA) nos serviços de cloud é uma condição cada vez mais importante para o investimento público nas clouds. A solicitação da integração de IA nas tecnologias de cloud motiva os fornecedores a incorporar ferramentas ativadas por IA nas suas ofertas e a construir parcerias fortes com empresas especialistas no desenvolvimento de inteligência artificial.

 O foco das empresas está a mudar da otimização dos orçamentos em cloud para o investimento em novas iniciativas, fomentadas por uma potencial integração de inteligência artificial. Os três principais fornecedores viram um aumento no número de compromissos multianuais por parte de clientes empresariais, indicando que muitas empresas estão a preparar-se para um aumento de consumo de cloud a longo-prazo.

Há uma alteração significativa nas estratégias dos três grandes operadores, o que se reflete nas diferenças das suas taxas de crescimento”, refere Yi Zhang, Analyst na Canalys. “O portfólio end-to-end da Microsoft tem revelado ser um fosso competitivo, enquanto a força da Google em IA confere-lhe uma vantagem significativa. No entanto, o recente investimento da AWS de quatro mil milhões de dólares na Anthropic como parte da sua solução de integração de IA generativa e a integração contínua de inteligência artificial nos seus serviços de cloud demonstra o seu desejo de se antecipar, com as prioridades das empresas a mudar para IA”, acrescenta.

As empresas estão a reavaliar os seus stacks tecnológicos, assinalando um ponto de mudança significativo para a computação da cloud. Conforme as organizações aderem a iniciativas criadas por inteligência artificial, existe a necessidade de transferir a carga de trabalho e os dados para plataformas de cloud para beneficiarem das capacidades de computação e de armazenamento. No entanto, a transição para a cloud pode ser complicada e financeiramente pesada, o que prejudica a introdução da IA. É fundamental resolver estes custos na transição para viabilizar uma migração sem complicações para os serviços de cloud de forma a potencializar a adesão à inteligência artificial.

A convergência da IA com a cloud representa uma conjuntura transformativa, modelando a forma como as empresas abordam a tecnologia como parte da sua inovação e crescimento. As organizações têm de ultrapassar as adversidades de otimização de custo associados às ferramentas de IA, incluindo recursos de computação, tratamento e armazenamento de dados, assegurando que os investimentos em tecnologias de inteligência artificial tenham retornos concretos”, afirma Alex Smith, VP da Canalys. “Os fornecedores de serviços de cloud irão empenhar-se em capitalizar nesta tendência ao incorporar IA nos seus produtos e soluções, transformando a adoção de inteligência na norma, em vez da novidade”, acrescenta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Also Portugal adiciona nova solução ao cloud marketplace
DISTRIB

Also Portugal adiciona nova solução ao cloud marketplace

LER MAIS

61% das empresas preveem aumento no orçamento de segurança na cloud em 12 meses
SECURITY

61% das empresas preveem aumento no orçamento de segurança na cloud em 12 meses

LER MAIS

Inteligência artificial dá força aos resultados da Microsoft e Google
BIZ

Inteligência artificial dá força aos resultados da Microsoft e Google

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

SAS expande oferta de serviços geridos para AWS
CLOUD

SAS expande oferta de serviços geridos para AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 108 JUNHO 2024

IT CHANNEL Nº 108 JUNHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.