2015-4-17

CLOUD

Departamentos de recursos humanos atentos à Cloud

Um estudo da IDC Portugal, realizado com o apoio da Meta4, revela que os departamentos de recursos humanos começam a equacionar a substituição dos sistemas tradicionais por serviços de cloud computing

Departamentos de recursos humanos atentos à Cloud

O estudo permitiu concluir que existem lacunas na eficácia das soluções tecnológicas que suportam as áreas da gestão de talentos.

O objetivo do estudo era identificar as estratégias de adoção dos serviços de Cloud Computing para suporte às atividades de recursos humanos. A metodologia utilizada foi a realização de inquéritos, entre setembro e outubro de 2014, a uma amostra de profissionais de RH e TI pertencentes ao universo das 600 maiores empresas portuguesas.

Deste estudo conclui-se, entre outros fatores, que a conjuntura económica de Portugal afetou a contratação de recursos humanos e que existem lacunas na eficácia das soluções tecnológicas que suportam as áreas da gestão de talentos. Apesar do cenário atual positivo, a maioria das organizações ainda não têm planos para novas contratações. Contudo, os departamentos de RH começam a equacionar a substituição dos sistemas tradicionais de RH por serviços de Cloud Computing - cerca de um quarto das organizações nacionais já procederam à contratação destes serviços para implementação de funcionalidades centrais de recursos humanos (vencimentos, carreiras, etc).

No seguimento da análise dos fatores com maior importância na gestão de capital humano, a maioria das organizações sublinha a importância da avaliação da estrutura de custos do departamento de RH: mais de 80% dos inquiridos refere a importância da implementação de novas funcionalidades de gestão de capital humano de suporte aos processos e atividades do departamento de recursos humanos. Relativamente à adoção de estratégias de gestão de talentos nas organizações, 36,6% não implementaram uma estratégia de gestão de talentos, sendo que, apesar desta realidade, cerca de um terço das organizações têm planos para adotar nos próximos 12 meses. Por outro lado, 81% dos responsáveis das organizações nacionais destacam o recrutamento como a área com maior importância para a gestão de talentos.

O estudo permitiu concluir ainda que a procura de serviços de TI tem vindo a aumentar no interior das organizações, nomeadamente devido à crescente importância das tecnologias da 3ª plataforma (Cloud, Mobilidade, Big Data/Analytics e Social Business). Neste sentido, a IDC Portugal procurou avaliar a importância das tecnologias da 3ª Plataforma TI na área dos RH e o grau de adoção de soluções de Human Capital Management. Os dados permitem constatar que 62% das organizações optaram pela implementação das funcionalidades nucleares das soluções HCM (aplicações que permitem o registo de empregados e dos seus benefícios e compensações) integradas no sistema ERP.

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.