2015-2-13

CLOUD

Cloud híbrida é mais segura e ágil, dizem os decisores de TI

Mais de metade dos entrevistados do New Global IT Survey, da EMC, já adotaram serviços cloud, e dois terços acreditam que a cloud híbrida proporciona maior agilidade e segurança. A esmagadora maioria (74%) acredita que o aumento da automatização na sua infraestrutura é fundamental para o crescimento do negócio

Cloud híbrida é mais segura e ágil, dizem os decisores de TI

Para sustentar o crescimento do negócio, a maioria dos inquiridos (71%) defende que o departamento de TI deve assumir o papel de um broker de serviços on-demand dentro da organização.

A EMC divulgou os resultados de um estudo mundial que envolveu 10.451 decisores de negócio de TI de 33 países e avaliou a percepção global destes relativamente ao envolvimento das TI nas organizações atuais. A pesquisa revelou o crescimento da adoção de cloud computing a nível mundial, com a maioria dos inquiridos a referir a cloud híbrida como a opção preferida para garantir uma maior agilidade e segurança (64%). A adoção do modelo cresceu, aliás, 9% desde 2013, representando 27% da adoção a nível mundial.

Os entrevistados acreditam que o Departamento de TI é, mais do que nunca, um facilitador de negócio, mas os custos estão a ficar fora do seu controlo. Para sustentar o crescimento do negócio, a maioria dos inquiridos (71%) defende que o departamento de TI deve assumir o papel de um broker de serviços on-demand dentro da organização. Este contexto combinado com a falta cada vez mais notória de skills de TI parece estar a motivar o interesse dos profissionais de TI pela cloud híbrida, de acordo com o que revela o estudo da EMC.

"As TI empresariais continuam a estar sob uma enorme pressão para melhorar a qualidade do serviço e reduzir os custos. Nesse sentido, as empresas estão a caminhar rumo a infraestruturas de TI mais complexas, sustentadas em inovações como a cloud híbrida”, refere Jeremy Burton, president, products and marketing da EMC.

Departamentos de TI não confiam nas suas capacidades
Uma das conclusões deste New Global IT Survey diz respeito à falta de confiança dos departamentos de TI na sua capacidade para ajudar o negócio a crescer. Aliás, 35% acredita que a sua organização não tem os conhecimentos adequados para endereçar as prioridades do negocio. Mais: 69% dos entrevistados acredita que a formação da equipa de TI, no sentido de acompanhar as tendências dos sector, como a cloud, a mobilidade, o social e o Big Data, será um desafio a enfrentar pela sua organização ao longo dos próximos 1-2 anos.

Cloud pública vista com ceticismo
As reservas dos decisores de TI em relação à cloud pública são notórias. Apesar de 61% dos entrevistados dizerem que as suas organizações já adotaram os serviços na cloud, apenas 16% estariam dispostos a colocar qualquer aplicação numa cloud pública.
Entre as aplicações que a maioria dos entrevistados não estaria disposta a colocar na cloud pública estão as de planeamento financeiro (39%), de gestão de capital humano (35%) e de ERP (32%). As economias e mercados de TI mais desenvolvidos são os mais proativos na adoção da cloud, enquanto os mercados emergentes surgem como os mais cuidadosos relativamente aos riscos, apresentando níveis mais baixos de aceitação da cloud.

Os mercados emergentes são, no entanto, mais positivos relativamente ao departamento de TI e à cloud híbrida - 79% dos inquiridos diz que espera obter vantagem competitiva através da adopção de qualquer uma das megatendências como a cloud, mobile, social, e Big Data (vs. 75% dos países desenvolvidos). 67% dos inquiridos nos países emergentes considera que a combinação da cloud pública com o cloud privada vai melhorar a segurança e a agilidade (vs. 60% dos países desenvolvidos).

“Apesar da atual adoção muito positiva dos serviços na cloud, ainda há muito trabalho a fazer. Os países com cenários de TI mais avançados dão menos importância aos riscos e são os que apresentam a taxa de adopção mais alta. Por sua vez, os mercados emergentes são, compreensivelmente, mais cautelosos à medida que percepcionam o impacto da cloud nos seus negócios hoje e no futuro. A cloud híbrida vai tornar-se cada vez mais popular em mercados emergentes por esta razão - as empresas podem obter os benefícios da cloud ao mesmo tempo que asseguram o controlo e a confidencialidade dos seus dados", defende Josh Kahn, senior vice president, global solutions, EMC Corporation.

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.