2020-6-15

CLOUD

Advertorial

Cisco Meraki, Networking-as-a-Service

Uma experiência de Simple IT, hoje com 2,5 milhões de redes ativas por todo o mundo, número que cresce exponencialmente ano após ano, também em Portugal

Cisco Meraki, Networking-as-a-Service

Em maio de 2017, a Cisco partilhou com enorme orgulho a notícia de que a Cisco Meraki alcançara um marco memorável: um milhão de redes ativas em todo o mundo. Após vários anos de constante desafio, após vários anos de constante desafio do status quo com uma solução inovadora de cloud networking, este foi um motivo de grande regozijo para todos na Cisco. Este número grande e redondo era uma prova inequívoca da confiança dos nossos clientes e da natureza altamente escalável da infraestrutura cloud que a nossa equipa de engenharia projetou, implementou e otimizou ao longo dos anos.

O tempo passou rápido e é com algum espanto e muito entusiasmo que partilhamos outro marco histórico que merece um amplo destaque. Recentemente, ultrapassámos as 2,5 milhões de redes ativas, tendo duplicado o anterior marco em menos de dois anos! Espalhadas por mais de 150 países em todo o mundo, uma rede pode incluir milhares de dispositivos Meraki ou apenas um simples AP. Apesar do ritmo de inovação sem precedentes que introduzimos e da simplicidade de gestão única, tudo isto não seria possível sem a reiterada preferência e confiança dos nossos clientes e Parceiros. A todos eles, o nosso obrigado!

Se olharmos para trás vemos que muitos equipamentos novos, repletos de inovadoras capacidades, foram sendo introduzidos nestes últimos três anos (Access Points, Switches, Appliances de Segurança e SD-WAN, Smart Cameras, Teleworker Gateways, ...), mas as principais inovações deste moderno paradigma de gestão de redes vieram essencialmente através do seu modelo de consumo através da cloud e disponibilizadas de forma simples e automática através do Meraki Dashboard.

O modelo de gestão foi concebido para simplificar a vida dos administradores de IT e de todos os utilizadores de tecnologia em geral. Com este princípio sempre presente e com o aprimorar do mesmo ao longo do tempo, permitiu-nos desenvolver e introduzir novas capacidades, endereçando os mais diversos desafios de negócio e muitos use cases dos nossos clientes.

O Wireless Health e o Meraki Insight foram os primeiros passos na introdução da Inteligência Artificial no nosso portfólio, o SD-WAN LTE é um claro exemplo de que as redes redundantes estão mais prontas do que nunca para suportar negócios cada vez mais digitais e assentes nas redes que os suportam, e o lançamento das Câmeras Inteligentes representa menos tempo a olhar para imagens e mais tempo para responder a eventos. Neste espaço de tempo, também ampliámos o nosso investimento em API, permitindo flexibilidade adicional para integração de diferentes softwares, automação reforçada e gestão de redes de qualquer dimensão. Hoje, temos um orgulho imenso no caminho que construímos com os nossos clientes e Parceiros nesta área, na comunidade de developers que ajudámos a criar, e nos mais de 30 milhões de pedidos às nossas API, que vemos todos os dias!

Igualmente durante o mesmo período, protegemos pro-ativamente, de forma segura, todos os utilizadores das redes Meraki contra múltiplos ataques de cibersegurança como KRACK, Wannacry ou o Petya. Aprimorámos a nossa linha de defesa com a adição de soluções poderosas da Cisco, como o Threat Grid e Umbrella, garantindo a melhor resposta para manter as redes invioláveis e seguras contra os cada vez maiores desafios de segurança que enfrentamos diariamente.

Juntos, conseguimos imaginar e redesenhar o que uma experiência de Simple IT e Networking-as-a-Service deve ser e, a muitos níveis, apesar das 2,5 milhões de redes ativas neste momento, estamos apenas no início. A adoção massiva de novas tecnologias, como inteligência artificial e machine learning, abrem ainda mais a porta a possibilidades inexploradas que queremos entregar aos nossos clientes.

A pergunta que se coloca neste momento é: “Quanto tempo até um novo marco histórico para a Cisco Meraki? Quanto tempo até às cinco milhões de redes ativas em todo o mundo? E dez milhões?!?”

Estou seguro de que chegaremos lá ainda mais rápido do que no passado, e com a ajuda e visão dos nossos clientes e Parceiros em Portugal! Uma vez mais, o nosso sincero Obrigado!

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Cisco e pela Westcon Comstor

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.