2019-4-11

CLOUD

Canal irá impulsionar vendas da cloud

A Canalys estima que os gastos com soluções cloud irão ultrapassar os 143 mil milhões de dólares em 2020. Estes gastos serão impulsionados pelo Canal de IT

As estimativas da Canalys mostram que a Google Cloud foi o fornecedor de infraestrutura cloud que mais cresceu entre os quatro principais fornecedores durante o último ano, com uma taxa de crescimento superior a 90% em relação ao ano anterior e aumentou a sua participação no mercado total de 6% em 2017 para 8% em 2018.

Os quatro principais fornecedores de serviços cloud representaram 61% do mercado total em 2018. A Amazon Web Services (AWS) permaneceu como líder com 32%, seguida pela Microsoft Azure com 17%, Google Cloud em terceiro lugar com 8% e Alibaba Cloud com 4 %. Os serviços de infraestrutura cloud estão num período de crescimento sustentado, com gastos de 46% em 2018 para mais de 80 mil milhões de dólares. As despesas devem ultrapassar os 143 mil milhões em 2020.

A pesquisa da Canalys mostra que a importância do Canal está a crescer para as principais empresas de cloud: AWS, Microsoft e Google. Isto ocorre quando as empresas estão a aumentar a utilização de serviços de infraestrutura cloud e integram vários fornecedores com a sua infraestrutura de IT local existente.

Estima-se que 30% dos gastos em serviços de infraestrutura cloud, pouco acima dos 24 mil milhões de dólares, passaram pelo Canal de IT de distribuidores, revendedores, fornecedores de serviços e integradores de sistemas em 2018.

“Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud e Alibaba Cloud estão a aumentar o investimento em Canal para aumentar os seus perfis, à medida que aumenta a competição por clientes empresariais e a migração de carga de trabalho na cloud é diversificada”, explicou Alastair Edwards, analista-chefe da Canalys. “O Canal irá desempenhar um papel vital para os fornecedores de serviços cloud, em termos de aumentar o alcance dos seus clientes, tanto do ponto de vista de vendas quanto técnico”.

A Canalys estima que os três principais fornecedores representaram 65% (16 mil milhões de dólares) do negócio total de serviços de infraestrutura de cloud do Canal em 2018, sendo a Microsoft atualmente a mais importante.

“A Microsoft administra um dos maiores ecossistemas de Canal no setor de tecnologia e o seu programa Cloud Solution Provider (CSP) é o mais maduro entre as principais empresas da cloud”, refere Edwards. Aproximadamente 74% da receita do Azure é entregue através dos seus Parceiros, que é de longe o maior percentual do setor. Em contraste, os negócios de Canal da AWS respondem por cerca de 15%, embora o seu alcance esteja a crescer rapidamente, com a AWS a recrutar mais de 35 mil Parceiros até hoje, com centenas de pessoas a querer participar no programa de Parceiros”.

A Canalys estima que os negócios de Canal da Google Cloud representam pouco mais de 25% da sua receita de infraestrutura cloud, cerca de sete mil milhões.

"Apesar do rápido crescimento da Google Cloud, o alcance do seu Canal é relativamente pequeno, embora esteja a tentar uma abordagem diferenciada, concentrando-se mais em aplicações e verticais específicos", afirmou Alex Smith, diretor sénior da Channelys. “Estima-se que 13 mil Parceiros tenham aderido ao seu Programa de Parceiros, dos quais pouco mais de cem alcançaram o status de Parceiro Premier de nível mais alto, enquanto menos de um terço alcançou uma designação de Parceiro Especializado”.

 

Taxa de Crescimento dos Principais Fornecedores de Serviços Cloud (2018)

Empresa Taxa de Crescimento
Amazon Web Services (AWS) 47%
Microsoft Azure 82%
Google Cloud 94%
Alibaba Cloud 92%
Outros 25%

Fonte: Canalys (Fevereiro 2019)

 

O IT Channel é Parceiro exclusivo da Canalys para Portugal
 

Canalys Channels Forums 2019
O Maior evento de Canal na EMEA
Save the date: 15-17 de Outubro -  Barcelona

Recomendado pelos leitores

Google Cloud revela novos incentivos para Canal
CLOUD

Google Cloud revela novos incentivos para Canal

LER MAIS

Cisco Hyperflex 4: Hiperconvergência para o core, cloud e edge
CLOUD

Cisco Hyperflex 4: Hiperconvergência para o core, cloud e edge

LER MAIS

Receita de cloud pública deverá crescer 17,5% este ano
CLOUD

Receita de cloud pública deverá crescer 17,5% este ano

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 56 ABRIL 2019

IT CHANNEL Nº 56 ABRIL 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.