2020-12-18

CLOUD

Advertorial

Arquitetura Cisco Hybrid Cloud

A arquitetura Cisco Hybrid Cloud têm como objetivo principal normalizar as operações entre qualquer tipo de cloud, aprovisionar serviços de uma forma mais rápida através da automatização, mas ao mesmo tempo consolidar estas operações de uma forma simples, seguras e consistentes independentemente do modelo de cloud a organização escolher

Arquitetura Cisco Hybrid Cloud

Conetividade do data center

Desde sempre, a arquitetura de data center criou requisitos de rede para serviços de conectividade de alta resiliência e largura de banda entre os diversos sites para transportar tráfego de serviços Ethernet / IP, Fibre Channel / SAN e WAN

Como tal, tecnologias overlay, especificamente VXLAN, tornaram-se standard nas arquiteturas data center. Todavia, a sua implementação baseada em CLI torna-se complicada quando implementada equipamento a equipamento, tornando a mesma sujeita a erros e aprovisionamentos lentos.

Tendo isto em conta, a Cisco implementou um modelo de rede VXLAN automatizado sobre os switches Nexus 9000 através de soluções como o Application Centric Infrastructure (ACI) e Data Center Network Manager (DCNM). À medida que as duas soluções evoluíram, a Cisco estendeu a automação do VXLAN para conectar múltiplos data center e clouds utilizando o Multi-Site Orchestrator (MSO), uma solução de software que pode ser utilizada a partir da plataforma central de rede do data center chamada de Nexus Dashboard.

Com este modelo, as organizações podem, de uma forma automática, fornecer conectividade estendida de VXLAN a múltiplos data centers, clouds, branch offices, ambientes virtuais, plataformas de containers e pontos de presença, normalizando as configurações de rede e as políticas de segurança entre todos estes ambientes. O Multi-Site Orchestrator utiliza o modelo “configure once, deploy anywhere” reduzindo o tempo de implementação e configurações inconsistentes devidos a potenciais erros.

Isto permite que as organizações façam uso total de serviços e tecnologias nativas da cloud, como Direct Connect e Express Route enquanto reduz o efeito da curva de aprendizagem por meio da normalização do Cloud ACI. Com o Cloud ACI, os administradores de rede, aprendem o modelo de uma única política e de uma única rede e o Cloud ACI traduz, de uma forma automática, este modelo para cada configuração de rede de cada cloud pública sem quaisquer dependências específicas.

Administração da infraestrutura da cloud híbrida

À medida que os tipos de infraestrutura evoluíram e diversificaram, a sua administração, implementação e operações tornaram-se mais desafiadoras. Por outro, os custos associados e a performance das aplicações também podem ser afetados se a quantidade correta de recursos não for atribuída a cada workload.

O Cisco Intersight é uma plataforma de operações cloud que fornece uma visualização inteligente, otimização e orquestração para as aplicações e infraestrutura em ambientes on- -premises ou em clouds públicas. O Cisco Intersight fornece um ponto de controlo essencial para as organizações tirarem mais proveito dos investimentos na cloud híbrida.

Com o Cisco Intersight, a Cisco criou uma ferramenta para identificar, correlacionar e corrigir os recursos de infraestrutura, tanto nas clouds públicas como nas privadas. Esta infraestrutura pode ser desde servidores físicos ou sistemas de armazenamento, até às camadas de virtualização e containers.

A componente de serviços da infraestrutura do Cisco Intersight inclui implementação, monitorização, administração e suporte de infraestruturas físicas e virtuais. O Intersight funciona com servidores Cisco Unified Computing (UCS), Cisco Hyperflex, outros componentes Cisco e de terceira parte como NetApp ou PureStorage. O Cisco Intersight verifica as configurações dos UCS e Hyperflex e pode identificar qualquer problema de validação ou de vulnerabilidades conhecidas e recomenda uma solução apropriada.

A função de otimização dos workloads no Intersight adiciona uma visibilidade full-stack completa e gestão dos recursos das clouds híbridas incluído servidores físicos, hypervisores, Kubernetes, OpenShift, etc. Com o serviço Workload Optimizer, as aplicações e os seus recursos podem ser automaticamente balanceados e automatizados sem haver a necessidade de utilizar diversas ferramentas. A inteligência do Intersight não só irá analisar e monitorizar continuamente o consumo da workload, custos da cloud e restrições de conformidade, como o orquestrador nativo do Intersight vai ajustar os recursos. Assim, com o Intersight Workload Optimizer, as aplicações irão ter sempre os recursos corretos em qualquer altura e em qualquer lugar.

Como a infraestrutura da Cisco é totalmente programável, as organizações podem criar a infraestrutura a partir do momento em que é ligada. Isto permite que os sistemas sejam implementados a partir de qualquer lugar por quase qualquer pessoa; não são necessários técnicos especializados no local para realizar a configuração inicial da infraestrutura.

A plataforma de operações em Cloud Cisco Intersight pode ser expandida sem problemas para incluir otimização de workloads, SD-WAN, serviços kubernetes e integração Infrastructure-as-Code. Estas atualizações expandem significativamente a funcionalidade dos serviços de infraestruturas do Cisco Intersight para apoiar as operações diárias de uma vasta gama de infraestruturas de terceiros, workloads, clouds públicas e ambientes de containers.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Cisco e pela Comstor

TAGS

Cisco Comstor

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.