2021-12-15

CLOUD

Advertorial

A “triologia”: cloud, dados e segurança

Os locais de trabalho têm estado em constante evolução, mas o ritmo de mudança acelerou rapidamente nos últimos anos

A “triologia”: cloud, dados e segurança

Uma combinação de fatores está a alterar a forma como as empresas operam. A primeira geração de nativos digitais já se encontra no ativo e espera utilizar ferramentas que correspondam às suas necessidades. Também tem havido um aumento exponencial de dados e da capacidade de as empresas extraírem informações e acionáveis a partir dos mesmos. Finalmente, a pandemia mudou a nossa relação com o trabalho e levou a uma aceitação dos workflows à distância. Como resultado, as empresas viram a necessidade de adotar práticas cada vez mais ágeis, à medida que a transformação digital se propaga.

Contudo, a criação de um ecossistema de trabalho digital envolve mais esforço e estratégia do que simplesmente distribuir computadores portáteis, recorrer a aplicações na cloud, e utilizar uma VPN.

Uma estratégia de trabalho remoto seguro tornou- se essencial para a resiliência das empresas, dadas as crescentes ameaças de ciberataques. A criação de um workplace eficaz e que forneça valor aos clientes, carece da implementação de uma estratégia que aborde directamente o envolvimento dos funcionários, a produtividade e os objetivos empresariais através da cloud, dos dados e da segurança.

Construir agilidade e eficiência com a cloud

A cloud desempenha um papel fundamental na implementação de todos estes fatores, permitindo às empresas distribuir rapidamente novas ferramentas, escalar à medida que é necessário e implementar facilmente metodologias. Uma infraestrutura moderna de cloud ajuda a fomentar a colaboração, a aumentar a produtividade, e a permitir uma maior agilidade empresarial.

Embora nos tenhamos habituado a colocar a experiência do utilizador na vanguarda de qualquer tarefa, cada vez mais a força de trabalho móvel tem grandes expectativas em relação à sua própria experiência de utilizador. Em vez de arriscar aumentar a rotatividade dos colaboradores e perder talentos valiosos que já são escassos, é importante capacitar os funcionários para trabalharem como e onde quiserem.

A revelação da realidade a partir dos dados

"Os dados podem também ajudar a desbloquear insights ocultos numa empresa, com a tomada de decisão orientada às necessidades empresariais em rápida mudança. A cloud é um fator-chave para isso, proporcionando o armazenamento, escala e velocidade de acesso necessários para capitalizar estas perceções", afirma Toby Alcock, CTO do Grupo na Logicalis.

As empresas estão a começar a compreender o valor dos dados em cada função empresarial, mas a capacidade de proteger esses dados está a tornar-se cada vez mais complexa.

Combate às ameaças da cibersegurança

À medida que a workforce se distribuiu e a superfície de ataque aumentou, as VPNs empresariais e conjuntos de aplicações baseadas na cloud tornaram-se os alvos principais para os hackers. Se não existir a devida proteção, os cibercriminosos facilmente conseguem aceder às redes corporativas e causar danos incontáveis à reputação das organizações.

Mais de 1/3 das organizações mundiais sofreram ciberataques que bloquearam o acesso a sistemas, ou dados nos últimos 12 meses. As empresas precisam de ser capazes de garantir a segurança dos seus dados, colaboradores e workplace, através de protocolos robustos que abordem as ameaças à segurança em constante mudança.

Trabalhar com um Parceiro especializado ajudará a sua organização a ter sucesso

Ao considerar uma estratégia de digital workplace, é importante lembrar que os planos adhoc raramente levam a ambientes coesos, e é importante alinhar os três elementos centrais: cloud, dados e segurança. Recorrer à ajuda de um parceiro especializado significa que as empresas podem beneficiar do know-how e experiência desse mesmo parceiro, para a implementação de um plano continuado.

Colaborar eficazmente no presente e no futuro - será um diferenciador-chave para as empresas.

Fale com a Logicalis e saiba como poderemos ajudar a sua organização: comercial@pt.logicalis.com

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Logicalis

TAGS

Logicalis

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.