2017-10-06

SOFTWARE

SAP lança novas soluções IoT

As novas soluções fazem parte do sistema de inovação digital SAP Leonardo, e estão assentes, sobretudo, em duas grandes tecnologias: Big Data e Analytics

Entre as novas soluções encontram-se o SAP Leonardo IoT Bridge, um centro de comando digital e configurável baseado em funções, que disponibiliza aos gestores de operações uma visibilidade sem precedentes e capacidade de atuação em tempo real; SAP Global Track and Trace, uma oferta baseada na cloud que disponibiliza, de forma unificada, o rastreio, monitorização e relatórios de objetos e processos de negócio ao longo das redes de cadeias de abastecimento; SAP Leonardo IoT Edge, um software que leva semânticas de computação, armazenamento e de negócio através da cloud para os dispositivos inteligentes que residem fora do centro de dados, a fim de garantir um desempenho determinístico e quase em tempo-real dos processos de negócio; SAP Digital Manufacturing Insights, uma solução centralizada de gestão do desempenho da produção, baseada na cloud, que fornece uma visibilidade abrangente sobre o processo de fabrico e a otimização de processos; e SAP Asset Manager, uma aplicação de mobilidade, baseada na cloud, para gestão de ativos de saúde, inventário, manutenção e segurança.

“Há cerca de um ano, anunciámos o nosso compromisso de investimento e crescimento do nosso negócio de IoT,” refere Dr. Tanja Rueckert, presidente, IoT e Digital Supply Chain da SAP. “Traçamos um percurso de transformação digital e de inovação que pode escalar ao longo de toda a organização com a nossa solução SAP Leonardo, bem como com as nossas novas soluções e um número crescente de clientes e parceiros que já apresentaram casos reais de utilização da aplicação”.

Juntas, as soluções integram o portfólio SAP, com o objetivo de proporcionar novos cenários como outbound logistics. A utilização da unidade de entrega, expedição e manuseamento e dos dados da unidade numérica do veículo da solução SAP Global Track and Trace, pode ser combinada com a informação do software SAP Connected Goods, nomeadamente os dados dos sensores de paletes e contentores, a informação da localização do transporte a partir da aplicação SAP Vehicle Insights e os dados da ordem de compra do software SAP S/4HANA em sistemas empresariais.

A solução SAP Leonardo IoT Bridge fornece visibilidade entre processos e sistemas de toda a empresa, de modo a que o centro de comando e os responsáveis de operações possam saber exatamente onde se encontra a encomenda em trânsito, o que esta contém no embarque e quais as condições e desempenho do veículo.

A SAP é co-inovadora em logística digital com empresas de todo o mundo, incluindo o Grupo Bosch. A Bosch e a SAP estão a colaborar em cenários de rastreamento, explorando a integração cloud-to-cloud com a cloud de IoT da Bosch. "Ao utilizarmos sensores, digitalizamos a logística", refere Matthias Huelsmann, vice-presidente de logística conectada da Bosch. "Em particular, fornecemos serviços de dados com base na localização em tempo real, dados de identificação automática e condição, tais como temperatura e choque. Isto cria mais transparência e novos serviços de valor acrescentado. Ao fazê-lo em conjunto com a SAP, ajudamos a transformar de forma mais célere as cadeias de abastecimento dos nossos clientes”.

Utilizando a infraestrutura de recipiente dos serviços de IoT da SAP Cloud Platform, o SAP Leonardo IoT Edge destina-se a trabalhar perfeitamente com outras soluções de linhas de negócio, como SAP Digital Manufacturing Insights. Fornecendo análises múltiplas, baseadas na cloud, para uma visibilidade total na produção aos vários níveis, a solução SAP Digital Manufacturing Insights está conectada de forma segura ao nível da fábrica. Isso fornece informação sobreposta com dados de negócio para permitir a tomada de decisão. Juntos, a produção industrial digital e as soluções IoT da SAP permitem uma gestão de operações e estratégias efetivas de indústria 4.0.

Também parceria da Apple, a SAP desenvolveu através desta aliança a solução SAP Asset Manager, que apoia os profissionais altamente qualificados, mobilizando os principais processos de gestão de ativos. A aplicação móvel de nível empresarial fornece a facilidade de utilização própria das aplicações para consumidores e uma experiência de utilizador agradável disponível através da linguagem de design SAP Fiori for iOS.

Recomendado pelos leitores

SAP SuccessFactors cresce 75% no mercado português
SOFTWARE

SAP SuccessFactors cresce 75% no mercado português

LER MAIS

Enterprise Mobility Management crescerá 9% em 2017
SOFTWARE

Enterprise Mobility Management crescerá 9% em 2017

LER MAIS

Maioria das empresas não acedem a soluções ERP via cloud, revela novo estudo
SOFTWARE

Maioria das empresas não acedem a soluções ERP via cloud, revela novo estudo

LER MAIS

IT CHANNEL Nº42 Novembro de 2017

IT CHANNEL Nº42 Novembro de 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES