2017-11-27

SOFTWARE

Enterprise Mobility Management crescerá 9% em 2017

Estudo da Strategy Analytics prevê que o mercado de software EMM alcance os 1.800 milhões de dólares até ao final do ano, impulsionado pelo aumento da competitividade e pelas exigências do RGDP

O mercado de Enterprise Mobility Management (EMM) evoluiu significativamente nos últimos anos, e está mais competitivo do que nunca. De acordo com a Strategy Analytics, o mercado de software EMM alcançará os 1.8 mil milhões de dólares em 2017, o que representa um crescimento anual de 9%. Durante os próximos cinco anos, é esperado que o mercado continue com um crescimento estável, alcançando os 2.2 mil milhões em 2022.

As plataformas de EMM estão a evoluir das ferramentas de administração de dispositivos táticos até às plataformas mais vastas de administração unificada de computação para utilizador final (UEM), abrangindo dispositivos móveis, aplicações e dados, para além de plataformas informáticas tradicionais, como PCs e desktops. À medida que a mobilidade ganha terreno, nas empresas, as soluções de EMM convertem-se em pontos centralizados de controlo para aplicações e dispositivos que se conectam com os dados empresariais e os recursos de IT.

Segundo Gina Luk, principal analyst of Mobile Workforce Strategies da Strategy Analytics, a segurança móvel e o crescimento de dispositivos BYOD são os principais impulsionadores da adoção de EMM. VMware AirWatch e BlackBerry/Good Technology lideram o mercado de EMM com 19% e 18% de participação, respetivamente. Outros fornecedores que registaram um forte crescimento em 2016 são a MobileIron, Citrix e Microsoft. Também a SAP, IBM, Sophos e Symantec estão a lutar por um espaço no mercado.

“As soluções de EMM são uma componente importante de um programa de segurança compatível com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Uma empresa que não use EMM de forma eficaz pode ter dificuldades em justificar às autoridades porque não tomou medidas técnicas para mitigar o risco de perda de dados em casos de incumprimento, especialmente quando a nova legislação entrar em vigor, em maio de 2018,” refere Andrew Brown, diretor executivo de Enterprise Research na Strategy Analytics.

Recomendado pelos leitores

SAP SuccessFactors cresce 75% no mercado português
SOFTWARE

SAP SuccessFactors cresce 75% no mercado português

LER MAIS

Maioria das empresas não acedem a soluções ERP via cloud, revela novo estudo
SOFTWARE

Maioria das empresas não acedem a soluções ERP via cloud, revela novo estudo

LER MAIS

Microsoft prolonga suporte a Windows 10 1511 até abril de 2018
SOFTWARE

Microsoft prolonga suporte a Windows 10 1511 até abril de 2018

LER MAIS

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES