2017-8-23

SOFTWARE

Android 8.0 Oreo: o que traz de novo?

A Google anunciou o seu mais recente update do Android. Os utilizadores de smartphones Nexus e Pixel de Android Beta serão os primeiros a poder testar o Android 8.0 Oreo, que traz consigo um conjunto de novidades que visam promover a eficiência e produtividade dos dispositivos

Android 8.0 Oreo: o que traz de novo?

A Google anunciou o Android 8.2 Oreo e os primeiros a poderem testar todas as suas funcionalidades são os utilizadores dos smartphones Nexus e Pixel da Google. A atualização estará disponível via OTA (over the air) ou pode ser ativada manualmente através das imagens de sistema Android 8.0.

Os modelos Nexus 5X, 6P e Player, bem como os dispositivos Pixel C terão imagens únicas, enquanto o o Pixel e o Pixel XL contarão com duas imagens diferentes, dependendo da operadora.

Entre as novidades introduzidas pelo Oreo encontram-se os Notification dots, uma versão dos emblemas vermelhos de notificações da Apple, que mostram o número de notificações não eliminadas em cada ícone da aplicação.

A função de picture-in-picture permite também que os utilizadores visualizem vídeos numa pequena janela, quando o botão “Home” é pressionado, ao mesmo tempo que executam outras tarefas no dispositivo.

Para os utilizadores que gostam de comprar online através dos seus dispositivos móveis, a nova atualização traz consigo o Autofill Framework, uma nova API que lembra as credenciais dos utilizadores quando estes se registam em apps ou sites. Esta caraterística será também disponibilizada para versões mais antigas do sistema operativo através da atualização do Google Play Services.

Preocupada em oferecer mais horas de diversão aos seus utilizadores, a Google introduziu também no seu novo update uma série de técnicas de poupança de bateria que restringem a atividade das apps que ficam a trabalhar em fundo.

Quantas vezes os utilizadores copiam moradas de websites e colam posteriormente em apps como o Google Maps? Agora, com recurso ao machine learning, o sistema operativo consegue ler os caracteres copiados e abrir automaticamente a app mais conveniente para o utilizador. Quando um número de telefone é selecionado, por exemplo, o dispositivo direciona automaticamente o utilizador para a chamada.

Com o novo update vêm também novos emojis, novos ícones de aplicações, a nova função Android Intant Apps, que permite utilizar apps sem as instalar, bem como novas caraterísticas de acessibilidade.

Para beneficiar os utilizadores no futuro, todos os equipamentos que contam com o Android 8.0 Oreo de raiz deverão integrar o Project Treble, um projeto no qual a Google trabalhou e que pretende levar o Oreo a um número bastante mais elevado de dispositivos comparativamente com a versão anterior.

Todos os utilizadores poderão vir a instalar a nova atualização do seu sistema operativo, independentemente do espaço de armazenamento que tenham disponível. O novo sistema, Seamless System Updates, (A/B system updates) que permite que os utilizadores continuem a utilizar os seus dispositivos durante o update . Este sistema de duplo boot permite não só recomeçar com a versão anterior em caso de falha do upgrade, como durante o processo de "streaming" do update, quase não consome recursos de armazenamento, o que facilita os utilizadores que falham os updates por falta de espaço no dispositivo.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.