2016-8-10

SERVIÇOS

Soluções as-a-Service crescem 38% na primeira metade do ano

O Infrastructure-as-a-Service (IaaS), com crescimento de 63%, e o Software-as-a-Service (SaaS), com 9% de subida, foram os principais impulsionadores do crescimento global

Soluções as-a-Service crescem 38% na primeira metade do ano

Os dados sobre o as-a-Service são avançados pela Information Services Group (ISG), que mediu, na primeira metade do ano, os contratos de outsourcing globais com volumes de vendas superiores a quatro milhões de euros, na EMEA. No que diz respeito a este mercado, verificou-se uma redução na ordem dos 18%, que se traduziu em 2.2 mil milhões de euros. Deste volume, 1.6 mil milhões correspondem ao outsourcing tradicional, refletindo uma queda de 28% face ao primeiro semestre de 2015. Esta é a percentagem mais baixa dos últimos sete anos, enquanto o mercado as-a-service aumentou o seu volume de negócio 38% e arrecadou 600 milhões de euros.

O mercado de outsourcing combinado na EMEA foi responsável por 4.900 milhões de euros respeitantes a volume de vendas, um valor que não difere do ano anterior. Paralelamente, o crescimento de 38% das vendas as-a-Service leva este segmento a ultrapassar pela primeira vez os mil milhões de euros. Segundo a ISG, os grandes impulsionadores deste crescimento foram o SaaS, que cresceu 9%, e a IaaS, com um crescimento de 63%.

Deste modo, o as-a-Service representou, globalmente, 36% do mercado combinado de outsourcing, situando-se quase no dobro dos valores registados em 2014. Para a ISG, este segmento continuará a verificar um crescimento acelerado durante os próximos tempos, tanto a nível global, como na EMEA, à medida que as empresas adotam cada vez mais a cloud.

A nível de setores, são os serviços financeiros os que registaram maior atividade. O número de contratos deste setor aumentou 17% nos primeiros seis meses do ano, face a 2015, embora isso não se tenha refletido no volume de negócios, que decresceu 17% e totalizou mil milhões de vendas. Ao mesmo tempo, a indústria de manufactura cresceu 34% em relação a 2015.

TAGS

ISG SaaS IaaS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.