2017-2-20

SEGURANÇA

Uma em cada dez pessoas utilizam a mesma password para todas as suas contas

A utilização de passwords facilmente detetáveis ou uma palavra-passe estabelecida para todas as contas podem servir como porta de entrada para ataques de malware. No entanto, apenas uma em três utilizadores tem palavras-passes diferentes para cada conta

Uma em cada dez pessoas utilizam a mesma password para todas as suas contas

Um estudo elaborado pela Kaspersky Lab destaca os três principais erros dos utilizadores em relação às suas palavras-passe, que colocam em risco a sua segurança: a utilização da mesma palavra-passe para múltiplas contas que, no caso de uma delas ser descoberta, todas as outras contas podem ser hackeadas; o recurso a passwords fracas e fáceis de hackear; e o facto de os utilizadores guardarem as suas palavras-passe com pouca segurança.

“Se tivermos em conta a enorme quantidade de informação privada e sensível que guardamos hoje em dia, os utilizadores deveriam preocupar-se mais com eles mesmos e apostar numa proteção eficaz para as suas palavras-passe. Isto é algo que parece óbvio, mas muitos não se apercebem que estão a cair nos erros mais elementares de gestão de palavras-passe. Estes erros, por sua vez, expõem os seus e-mails, contas bancárias, arquivos pessoais e outras informações importantes”, afirma Alfonso Ramírez, diretor-geral da Kaspersky Lab Iberia.

O estudo mostra como um grande número de pessoas, quase uma em cada quatro (18%), foram vítimas de tentativas de ataques a alguma das suas contas bancárias, no entanto, são poucas as que contam com uma segurança eficaz e inteligente no que diz respeito às palavras-passe. Por exemplo, apenas cerca de um terço (30%) dos cibernautas criaram palavras-passe diferentes para as suas várias contas online e, o mais preocupante, uma em cada dez pessoas utiliza a mesma palavra-passe para todas as contas. Mesmo que se descubra apenas uma delas, correm o risco de ver todas as suas contas hackeadas e utilizadas por outros.

Além disso, as palavras-passe que as pessoas criam não são suficientemente fortes para as proteger de serem hackeadas ou vítimas de extorsão. Apenas cerca de metade dos entrevistados (47%) combinam maiúsculas com minúsculas nas suas palavras-passe, e apenas dois terços (64%) combinam letras com números.

Ainda assim, os utilizadores têm consciência de que as suas contas bancárias online (51%), de e-mail (39%) e de lojas online (37%) precisam de palavras-passe fortes. O estudo mostra também como os utilizadores tratam com pouco cuidado as suas palavras-passe, partilhando-as com outras pessoas e utilizando métodos pouco seguros para se lembrarem delas. Cerca de um quarto (28%) partilhou-as com algum membro próximo da sua família, e um em cada 10 (11%) fê-lo com os seus amigos, tornando mais provável que uma delas possa ser revelada, ainda que involuntariamente. Uma em cada cinco pessoas (22%) escreve as suas palavras-passe num caderno, para não ter de as memorizar. E ainda que a mesma possa ser robusta, a probabilidade de outra pessoa a ver e utilizar é uma realidade.

A Internet já faz parte das nossas vidas há algum tempo, ainda assim continuamos a cometer os mesmos erros de sempre no que diz respeito às palavras-passe. As melhores palavras-passe não podem ser encontradas num dicionário, têm de conter maiúsculas e minúsculas, sinais de pontuação e números. O elevado número de palavras-passe que utilizamos diariamente não nos torna a vida fácil, pelo que contar com um gestor de palavras-passe pode ajudar-nos a recordar e a criar algumas suficientemente fortes, que minimizem o risco de as nossas contas serem hackeadas”, reforça Alfonso Ramírez.

ARTIGOS RELACIONADOS

Maioria dos utilizadores dispensam passwords e querem autenticações mais seguras
SEGURANÇA

Maioria dos utilizadores dispensam passwords e querem autenticações mais seguras

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.