2017-3-28

SEGURANÇA

Lucro de ataques DDoS pode chegar aos 95%

De acordo com a Kaspersky Lab, orquestrar um ataque DDoS pode custar cerca de 7 dólares por hora, mas pode traduzir-se em perdas de milhões para uma empresa

Lucro de ataques DDoS pode chegar aos 95%

O nível de serviços envolvidos para organizar um ataque DDoS no mercado negro não é muito diferente do necessário num negócio legal. A única diferença é que não existe contacto direto entre o fornecedor e o cliente. Os “fornecedores de serviço” oferecem um site onde os clientes, depois de se registarem, podem escolher os serviços de que precisam, pagar pelos mesmos e receber um relatório do ataque. Em alguns casos existe mesmo um programa para fidelização de clientes, com prémios ou pontos bónus por cada ataque.

Existe um número de fatores que afeta o custo por cliente. Um é o tipo de ataque e a fonte: por exemplo, um botnet criado a partir de dispositivos IoT populares é mais barato que um botnet de servidores. No entanto, nem todos os que oferecem os seus serviços para ataques estão preparados para especificar cada detalhe. Outro fator é a duração do ataque (contabilizado em segundos, horas ou dias) e a localização do cliente. Ataques DDoS em websites de língua inglesa, por exemplo, são mais caros que ataques semelhantes em websites de língua russa.

Outro dos principais fatores que afeta o custo é o tipo de vítima. Ataques a websites governamentais ou a recursos protegidos por soluções anti-DDoS são muito mais caros, uma vez que os primeiros implicam um maior risco e os últimos são mais difíceis de atacar. Por exemplo, num website DDoS-as-a-Service, o custo de um ataque a um website não protegido vai dos 50 aos 100 dólares, enquanto um ataque a um site protegido pode atingir os 400 dólares, ou mais.

Isto significa que um ataque DDoS pode custar desde 5 dólares por um ataque de 300 segundos, a 400 dólares por 24 horas. O preço médio por ataque ronda os 25 dólares por hora. A equipa da Kaspersky Lab conseguiu também calcular que um ataque com recurso a um botnet baseado numa cloud de mil computadores pode custar cerca de 7 dólares por hora aos atacantes. Isso significa que os cibercriminosos que organizam os ataques DDoS têm um lucro de cerca de 18 dólares por hora.

Existe, no entanto, outro cenário que oferece grandes margens de lucro aos hackers – os atacantes exigem ao seu alvo o pagamento de um resgate para evitar um ataque DDoS, ou para acabar com o ataque que ainda está a ocorrer. O pagamento pode atingir, em bitcoin, o equivalente a milhares de dólares, o que significa que os lucros de um único ataque podem exceder os 95%. Na verdade, aqueles que ficam responsáveis pela chantagem não precisam sequer dos recursos para lançar um ataque – às vezes a ameaça é suficiente.

“Os cibercriminosos estão constantemente à procura de formas novas e mais baratas de organizarem botnets, assim como a criar ataques cada vez mais engenhosos com os quais as soluções de segurança têm dificuldade em lidar”, comenta Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia. “É por essa razão que, enquanto existirem servidores vulneráveis, computadores e dispositivos móveis conetados à Internet, e enquanto muitas companhias continuarem a preferir não investir na segurança contra ataques DDoS, podemos esperar um contínuo crescimento dos níveis de lucro dos ataques, acompanhado pelo aumento da sua complexidade e frequência”.

Curiosamente, alguns hackers vendem ataques DDoS juntamente com a sua proteção. Os especialistas da Kaspersky Lab, no entanto, não aconselham recorrer a serviços criminosos. Para saber mais sobre proteções genuínas contra ataques DDoS, visite este link.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aumento de ataques DDoS
SEGURANÇA

Aumento de ataques DDoS

LER MAIS

Qual o preço de um ataque DDoS?
SEGURANÇA

Qual o preço de um ataque DDoS?

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.