2017-3-28

SEGURANÇA

Colaboradores europeus despreocupados com segurança da informação empresarial

Um relatório de estudo da Forcepoint sobre comportamentos de risco em IT dos colaboradores das organizações, para a Europa, revela indicadores preocupantes, indicando baixos níveis de sensibilização para os custos associados à perda de dados e até predisposição à comercialização das suas credenciais corporativas

Colaboradores europeus despreocupados com segurança da informação empresarial

Um ciberataque pode custar milhões a uma organização, mas 250 euros pode ser tudo o que é preciso para um colaborador  estar disposto a dar a acesso a informação sensível a terceiros.

De acordo com um relatório sobre ameaças internas da Forcepoint, 14% dos empregados europeus afirmam estar dispostos a vender as suas credenciais empresariais de login a terceiros por 250 euros, e quase metade fá-lo-ia por menos. 

Esta predisposição a vender informação deriva provavelmente de uma falta de compreensão dos riscos e do verdadeiro valor dos dados — e os danos que estes podem inflingir a organizações e indivíduos se caírem nas mãos erradas.

De acordo com o estudo da Forcepoint, 22% dos empregados não acreditam ou não têm a certeza se violações de dados resultariam em custos para a organização, enquanto 32% não têm consciência ou não estão certos sobre as potenciais consequências de uma quebra de segurança.

Estas consequências, contudo, podem potencialmente incluir furtos de milhões, custos adicionais relacionadas com investigação e controlo de danos, e perda de receitas devido a clientes evitarem uma organização com reputação de não ser segura.

Todos estes fatores poderiam facilmente combinar-se para afundar um negócio completamente, tornando assim as ameaças internas em algo com o qual as empresas devem lidar cuidadosamente.

“A investigação tem consistentemente revelado que quebras de segurança causadas por colaboradores estão entre as mais destrutivas em termos de impacto financeiro e de reputação”, afirma Mike Smart, product and solutions director da Forcepoint.

“Organizações que ignoram os potenciais riscos de segurança que podem ser causados por colaboradores e outros agentes internos estão a desperdiçar uma oportunidade para fortalecer a sua postura de segurança e proteger as suas empresas de forma mais alargada.”

A educação dos colaboradores pode ter um impacto muito abrangente no que toca a a colaboradores que possam eventualmente estar dispostos a vender as suas credenciais.

De forma a fazer isto, as organizações devem tomar ação e tornar os dados pessoais, garantindo que os colaboradores sabem que existe uma conexão entre as suas contas empresariais e pessoais e que essa conexão precisa de ser gerida. Por outro lado, soluções de analítica comportamental, diretamente relacionadas com a monitorização de comportamentos de risco, afirmam-se cada vez mais como uma opção a ter em conta, do lado das soluções de proteção da informação.

Este relatório é baseado num questionário independente da Forcepoint a 4,000 empregados de escritório no Reino Unido, França, Alemanha e Itália sobre atitudes em relação à proteção de dados e ameaças internas.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.