2017-8-31

SEGURANÇA

Cibersegurança: cresce número de mobile Trojans que roubam dinheiro a utilizadores Android

Os investigadores da Kaspersky Lab identificaram um aumento de mobile Trojans, que estão a roubar dinheiro a utilizadores Android através de WAP-billing – um tipo de pagamento mobile direto que não necessita de registos adicionais

Cibersegurança: cresce número de mobile Trojans que roubam dinheiro a utilizadores Android

A Wireless Application Protocol (WAP) billing tem sido utilizada por operadores de redes móveis para pagamentos e subscrições há vários anos. Esta forma de pagamento móvel cobra os gastos diretamente na conta de telemóvel do utilizador, não sendo necessária inscrição ou registo do cartão de crédito. O utilizador é, por norma, direcionado para uma nova página web onde lhe são apresentados vários serviços adicionais. Ao clicar, ativa uma subscrição que é cobrada diretamente na conta do telemóvel. No atual panorama de ameaças, qualquer uma destas ações pode ser infetada por um Trojan que atua em segredo e que clica sozinho em todas as páginas. Para além disso, basta registar um domínio no sistema de faturação da operadora móvel para os hackers associarem o seu website ao serviço de pagamento. Resultado: o dinheiro é transferido diretamente da conta da vítima para a conta dos hackers.

A Kaspersky Lab detetou várias famílias de Trojan, já conhecidas no “TOP 20 de programas de malware móvel”, que utilizam serviços de WAP-billing. Para operar através da internet móvel, todas as versões de Trojan conseguem desligar o Wi-Fi e ligar os dados-móveis. O Trojan mais popular, pertencente à família de malware Trojan-Clicker.AndroidOS.Ubsod, e é conhecido por abrir os URLs que recebe do servidor de controlo. De acordo com as estatísticas da KSN, este Trojan atacou cerca de 8 mil utilizadores em 82 países no mês de julho deste ano.

Outro malware móvel bastante popular nestes cenários de roubo utiliza ficheiros Java Script para clicar em ofertas de WAP-billing. Por exemplo, o Trojan Xafekopy, difundido entre anúncios e camuflado em aplicações simples como otimizadores de baterias, consegue subscrever os utilizadores em diferentes serviços e roubar o dinheiro dos mesmos. Os especialistas da Kaspersky Lab descobriram que este Trojan é semelhante ao malware Ztorg, recentemente reportado também pela Kaspersky Lab. Tal como o Ztorg, o Xafekopy é de origem chinesa.
 
Algumas famílias de Trojans, como a Autosus e a Podec, tiram partido das propriedades de Administrador do Dispositivo, tornando mais difícil a eliminação do Trojan. Para além disso, ao utilizar ficheiros JS, os Trojans conseguem evitar as CAPTCHA, do qual é exemplo o Trojan Podec, ativo desde 2015. De acordo com a investigação da Kaspersky Lab, foi o terceiro Trojan de WAP-billing mais utilizado em junho deste ano, e continua ativo na Rússia.

“Não encontrávamos estes tipos de Trojans há algum tempo. O facto de se terem tornado tão populares recentemente pode significar a utilização de outras técnicas, por parte dos hackers, para explorar os utilizadores. Para além disso, um Trojan SMS de melhor qualidade é mais difícil de desenvolver. É também interessante verificar que o malware atacou principalmente a Rússia e a Índia, o que pode estar relacionado com o estado do seu mercado de telecomunicações local e interno. No entanto, também detetámos Trojans na África do Sul e no Egipto”, avança Roman Unuchek, especialista de segurança na Kaspersky Lab.

Para prevenir qualquer ação maliciosa e para se manter protegido, a Kaspersky Lab aconselha os utilizadores a prestarem especial atenção às aplicações instaladas nos seus dispositivos, evitando os de fontes desconhecidas e mantendo atualizadas as soluções de segurança.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.