2017-6-19

SEGURANÇA

A nova era do cibercrime bancário

Há mais de uma década que os ataques são dirigidos ao elo mais fraco da cadeia– o utilizador final dos serviços online das instituições bancárias. No entanto, de acordo com a Panda Security, atualmente este panorama está a alterar-se e a dar ínicio a uma nova fase do cibercrime: o ataque direto aos bancos, uma tática que permite obter muito mais dinheiro num só golpe

No seu “Guia de Sobrevivência contra Ataques Cibernéticos Avançados”, a Panda Security alerta para a nova era do cibercrime bancário, marcado pela enorme ambição dos hackers. Neste tipo de ataques, destaca-se o caso caso do ataque multimilionário sofrido pelo Banco Central do Bangladesh, um membro da rede SWIFT, no qual os atacantes conseguiram infectar o sistema e roubar 81 milhões de dólares.

Para fortalecer o sistema financeiro, a União Europeia pretende realizar, pela primeira vez, testes em todo o espaço europeu. As organizações internacionais estão a planear um conjunto de ações para fortificar os bancos contra ciberataques, perante um aumento de ataques à rede SWIFT, com uma taxa de sucesso de 20%.

Os utilizadores também são visados e, se os primeiros ataques surgiram na forma de phishing e trojans bancários com o objetivo de roubar a identidade das vítimas e esvaziar as suas contas bancárias, hoje é cada vez mais habitual aceder ao homebanking através dos smartphones e por isso há cada vez mais malware criado para estes dispositivos.

Apesar de ser um setor que utiliza soluções anti-malware, os ataques avançados podem, ainda assim, comprometer uma grande quantidade de informação sensível das entidades bancárias. A solução corporativa da Panda Security, Adaptive Defense, promete proteger dados e informação sensível das instituições financeiras e dos seus clientes, detetando fugas de informação tanto as que têm como origem malware, como as que derivam dos próprios empregados do banco.

Recomendado pelos leitores

Descoberto novo adware que já infetou 250 milhões de dispositivos
SEGURANÇA

Descoberto novo adware que já infetou 250 milhões de dispositivos

LER MAIS

Estarão os ficheiros guardados na cloud a serem espiados ?
SEGURANÇA

Estarão os ficheiros guardados na cloud a serem espiados ?

LER MAIS

Novo ransomware propaga-se por e-mail
SEGURANÇA

Novo ransomware propaga-se por e-mail

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 38 junho 2017

IT CHANNEL Nº 38 junho 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES