2016-9-22

SEGURANÇA

A cada quatro segundos é descarregado malware no servidor de uma empresa

Segundo o Check Point 2016 Security Report, as empresas enfrentam um número de ataques de malware desconhecido nove vezes maior do que há um ano

A cada quatro segundos é descarregado malware no servidor de uma empresa

Para realizar o Check Point 2016 Security Report, os investigadores da Check Point analisaram a atividade de mais de 31 mil gateways em todo o mundo. Com base nas entrevistas, conseguiram recolher dados sobre os tipos de malware conhecidos e desconhecidos que as empresas enfrentam, as tendências em ciberataques, e o impacto que tem o aumento dos dispositivos móveis nas organizações. Além disso, conseguiram medir o impacto que as falhas de segurança têm nas empresas e os gastos adicionais que representam, e que vão muito além dos custos de reparação.

Também o estudo SANS 2016 Threat Landscape Study, realizado conjuntamente com o grupo de educação e investigação sobre cibersegurança SANS Institute, inquiriu mais de 300 profissionais de TI e de segurança de todo o mundo e deu a conhecer as ameaças que se encontram nas empresas no seu dia-a-dia, e saber quando e como se transformam em incidentes de segurança, que tipo de ataques têm maior impacto e quais os desafios mais importantes para as empresas no que se refere à cibersegurança.

“A cada minuto, são criadas milhares de milhões de novas conexões, o que faz do nosso mundo um lugar mais interligado e global. As novas tendências, como o cloud, a mobilidade e a internet das coisas, mudam a forma como disponibilizamos, consumimos e protegemos a tecnologia”, afirma Amnon Bar-Lev, presidente da Check Point. “Todos os dias cresce o volume de malware imune às técnicas tradicionais de segurança. Sob esta premissa, ser um líder em cibersegurança obriga a estar um passo à frente daquilo que não se pode ver, conhecer e controlar, para poder prevenir os ataques antes que aconteçam”.

Entre as principais conclusões do estudo, destaca-se o facto do malware desconhecido continua a crescer e a evoluir de forma exponencial. Em comparação com o ano passado, os investigadores descobriram nove vezes mais malware desconhecido que ataca as empresas. Um dos principais motivos são os colaboradores das empresas, que descarregam um novo malware desconhecido a cada quatro segundos. No total, foram detetados cerca de 12 milhões de novas variantes de malware por mês. Nos dois últimos anos, foram descobertas mais novas ameaças que nos dez anteriores.

Além disso, os dois estudos revelam que a segurança está atrasada no que diz respeito aos dispositivos móveis. Os smartphones e os tablets representam 60% do tempo investido nos meios digitais e representam um ponto de acesso preferencial à rede das empresas. Um em cada cinco colaboradores é inadvertidamente usado para ataques através de malware móvel ou de uma ligação Wi-Fi maliciosa.

De acordo com as empresas consultadas, os endpoints foram a principal causa de falhas de segurança e prova disso é que, em 75% dos casos, os cibercriminosos atacam via email. Por outro lado, 39% dos ataques aos endpoints furaram os firewalls das redes empresariais e 85% das ameaças foram descobertas já depois de terem penetrado na empresa.

Ambos os relatórios destacam que a resposta está na construção de uma melhor arquitetura de segurança, permitindo às empresas enfrentar as complexas ameaças presentes e futuras. Os investigadores da Check Point encontraram um denominador comum na prevenção de ameaças avançadas: a proteção de dispositivos móveis e a segmentação de redes para que possam ser exaustivamente monitorizadas.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.