2016-5-20

REDES

Cisco e Adral-Cimac implementam projeto de Smart Connected Communities no Alentejo

O projeto, desenvolvido pela Cisco, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, SA (ADRAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) abrange 14 municípios e inclui já uma rede regional de banda larga, data center de última geração e Solução de Comunicações Unificadas

Cisco e Adral-Cimac implementam projeto de Smart Connected Communities no Alentejo

A assinatura do Memorando de Entendimento que inclui o desenvolvimento deste projeto de integração em rede de 14 parques empresariais e 200 edifícios públicos, onde serão implementadas novas tecnologias S+CC, vista estabelecer o acesso das pequenas e médias empresas a serviços digitais, dinamizando o ecossistema de inovação, incluindo universidades e startups.

Com o apoio da Adral-Cimac, a região do Alentejo Central tem desenvolvido uma estratégia de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma partilhada, na qual se insere esta parceria com a Cisco. A iniciativa está a desenvolver um condomínio digital de serviços partilhados, no qual se inserem setores como governo local e regional, saúde, educação e empresas localizadas em parques de acolhimento empresarial.

Até ao momento a região conta já com infraestruturas de telecomunicações estabelecidas, das quais faz parte uma rede de banda larga totalmente Cisco, com extensão de 640 km de fibra ótica, e que interliga mais de 20 entidades públicas e 200 edifícios públicos, e conta com um data center baseado em tecnologia Cisco UCS.

A região possui Solução de Comunicações Unificadas que liga a CIMAC, ADRAL, 14 municípios, a Universidade de Évora e CCDR Alentejo. Esta solução permitiu maior agilidade nas comunicações, chamadas grátis entre municípios, redução de 50% no custo com assinatura de comunicações fixas e o estabelecimento simples e efetivo de comunicação vídeo entre os diversos municípios. Além disso, todas as sedes de concelho dispõem de redes Wi-Fi com diversos pontos de cobertura de capacidade de expansão suportada nos edifícios e espaços públicos ligados: Nos Paços do Concelho de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, em diversos outros locais municipais, por exemplo em Évora no Jardim Público, Praça do Giraldo, Mercado Municipal e instalações da Universidade de Évora.

O principal objetivo desta iniciativa é o desenvolvimento de hubs de inovação que permitam a geração de conhecimento, criatividade e inovação, ao mesmo tempo que se fomenta a partilha de custos, eliminação de duplicações e se potencia o surgimento de novos serviços e oportunidades.

Smart Connected Comunities (S+CC) ou Comunidades Inteligentes Conectadas é o conceito desenvolvido pela Cisco que designa cidades nas quais os sistemas e serviços como saúde, educação, transportes, segurança, energia, água e tratamento de resíduos devem estar conectados.

O programa S+CC pretende transformar a forma como as cidades são desenhadas, construídas e renovadas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental. Para atingir estes objetivos, tanto em Portugal como a nível global, a Cisco aplica a máxima “Think Local, Innovate Global”, segundo a qual se criam laboratórios locais com áreas específicas de foco, com conhecimento e investimento locais.

Recomendado pelos leitores

Colt lança oferta de Networks-as-a-Service em mais países
REDES

Colt lança oferta de Networks-as-a-Service em mais países

LER MAIS

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN
REDES

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.