2018-2-05

REDES

Cisco adiciona capacidades de análise preditiva e de verificação às suas soluções de redes

As inovações de software apresentadas pela Cisco prometem automatizar as operações de TI, tornando-as proativas ao invés de reativas

Cisco adiciona capacidades de análise preditiva e de verificação às suas soluções de redes

 As novidades introduzidas pela Cisco, incluídas na capacidade de verificação ou assurance, têm como principal objetivo ajudar os departamentos de TI a modificarem a sua aproximação de reativa para proativa. Prometem ainda reduzir 43% do tempo gasto atualmente com resolução de problemas, tornando, por sua vez, as operações de TI mais proativas, ágeis e automáticas.

 A visão da Cisco consiste em criar uma rede que se antecipe aos problemas operacionais, que impeça os ciberataques e que continue a aprender, a adaptar-se e a proteger-se constantemente. Para alcançar tudo isto, a Cisco está a impulsionar a introdução da intent-based networking, transformando toda a rede, desde os data center, aos campus, às sucursais e ao extremo da rede.

Deste modo, no data center, a inovação está alocada ao Cisco Network Assurance Engine, que utiliza uma verificação contínua de toda a rede para ajudar a manter o funcionamento dos negócios como é pretendido, inclusive à medida que a rede se modifica de forma dinâmica. Nas redes dos campus e das sucursais, o Cisco DNA Center Assurance proporciona um novo nível de conhecimento e de visibilidade, de modo a reduzir significativamente o tempo e o dinheiro gasto pelo departamento de TI a resolver problemas, através de ambientes com e sem fios.

E, para as organizações com operações de TI distribuídas, o Cisco Meraki Wireless Health reduz o tempo “morto” utilizado na resolução de problemas de wireless, através da capacidade analítica e de conhecimento avançada.

O portfólio de intent-based networking da Cisco representa uma mudança entre os métodos manuais tradicionais que consomem muito tempo e os que normalmente são utilizados para gerir as redes. As redes autoadaptáveis com base na intenção (intent-based) interpretam e traduzem as necessidades de negócio em políticas de rede, e ativam-nas através da infraestrutura. Com a introdução das capacidades de verificação (assurance), podem agora controlar continuamente se a rede está a funcionar como pretendido.

Nas redes do data center, a Cisco quer facilitar a verificação permanente através do Cisco Network Assurance Engine. Ao combinar modelos matemáticos precisos da rede com mais de 30 anos de conhecimento adquirido, a Cisco proporciona às equipas de TI a capacidade de descobrirem instantaneamente quando e porque razão a rede não está a agir como pretendido, oferecendo então sugestões para a resolução do problema.

Esta visibilidade permite aos departamentos de IT prever o impacto das mudanças e realizar de alterações à rede mais rapidamente e com maior segurança, detetando os erros de configuração manuais antes que originem problemas; verificar continuamente o comportamento da rede, eliminando as interrupções de serviço e as vulnerabilidades da rede, analisando continuamente o estado de toda a rede; e reduzir riscos, garantindo que as políticas de segurança se aplicam de forma consistente através da rede, e assegurar que as políticas cumprem com os requisitos de negócio diariamente.

Com o Application Centric Infrastrucure (ACI) e o Tetration, a Cisco oferece a capacidade de interpretar a intenção das aplicações, traduzi-la e ativar essas políticas através da rede. Neste momento, com o Network Assurance Engine, a Cisco oferece o último elemento do intent-based networking - a verificação da intenção.

Nos campus e nas sucursais/escritórios remotos, a Cisco permite converter tudo “num sensor” e agregar inteligência desde a rede, das aplicações, dos dispositivos e dos objetos de modo a proporcionar ao departamento de TI um contexto total do que está a acontecer.

Apoiando-se numa capacidade analítica avançada da rede e num mapa rico em dados contextuais, o Cisco Services oferece também novos serviços para auxiliar os clientes a otimizar a implementação das novas soluções de verificação. Desde serviços de consultoria e implementação até à otimização e serviços geridos, a Cisco e os seus parceiros estão a ajudar as organizações a acelerar a sua evolução para verdadeiras redes auto adaptáveis às necessidades de negócio.

 

  

Recomendado pelos leitores

Colt lança oferta de Networks-as-a-Service em mais países
REDES

Colt lança oferta de Networks-as-a-Service em mais países

LER MAIS

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN
REDES

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.