2015-12-23

OPINIÃO

Estaremos a viver uma revolução das Tecnologias de Informação?

SaaS: Investimento irá aumentar

O Software-as-a-Service (SaaS) é agora um termo comummente utilizado com muitos a preverem um rápido desenvolvimento para o negócio. A PriceWaterhouseCoopers (PWC), por exemplo, prevê que sejam investidos cerca de 78 mil milhões de euros em 2016.

SaaS: Investimento irá aumentar

Gustavo BritoExistem, porém, diversas opções de escolha quando decide adquirir uma solução de SaaS. A mais barata e potencialmente fácil de utilizar – no início – é adquirir uma licença standard que permita controlo de um profissional.

 

Por Gustavo Brito, Managing Director da IFS Ibérica

Enquanto pode ser útil em algumas situações, num contexto em que o grau de controlo seja necessário e em que cause algum tipo de problema para a organização – ter um update forçado na sua equipa enquanto decorre o projecto não irá ajudar a empresa.

Isto deve-se, claro, em contraste com o crescimento das infraestruturas Cloud híbridas, porque o modelo SaaS baseia-se frequentemente numa arquitectura feita por terceiros. O desenvolvimento de uma plataforma de software na Cloud pode ser rápido, seguro e rentável, mas apenas se se enquadrar na sua organização. O SaaS não irá resultar em qualquer negócio porque cada negócio é singular. Se, por exemplo, for uma startup que não pretende, ou não pretende desenvolver o seu departamento de IT, o modelo SaaS faz sentido. Mas se a sua empresa tiver múltiplas firewall e um sistema de segurança forte a melhor solução será uma infraestrutura de Cloud Privada sem SaaS. São estas características que o deverá ajudar a escolher pela implementação de uma infraestrutura deste tipo para a sua organização.

De forma genérica o SaaS surge de acordo com duas características: multicliente ou individual. A primeira opção funciona em organizações com diferentes utilizadores partilhando a mesma base de dados ou servidor. Esta solução poderá ser mais sustentável financeiramente se o uso da aplicação SaaS for baixo (assim diferentes organizações poderão partilhar a mesma base de recursos), mas também mais restritiva em termos de controlo. Porque múltiplas organizações, a partilhar a mesma aplicação, faz com que ninguém tenha controlo quando as alterações chegam, entre outros aspectos.

A outra alternativa, a nível individual, permite maior controlo. Isto permite que as organizações escolham consoante as suas necessidades, com menos utilizadores, já que é mais seguro. A escolha de um modelo de SaaS para a sua organização requere análise e deverá para isso considerar os seguintes pontos:

1) Qual o nível de control que necessita. Se está a pensar em correr um servidor de e-mail então não precisa de muito mas se está a desenvolver uma solução crítica de negócio então necessitará de maior controlo logo maior investimento.

2) Se considerer a opção de único utilizador, já que poderá criar um ambiente de maior segurança que permita adaptar a solução às necessidades de negócio.
Esperamos no futuro maiores desenvolvimentos neste sector e estamos entusiasmados por podermos continuar a trabalhar nesta indústria. Será interessante observar qual será a próxima grande tendência e quais as previsões que se tornarão realidade.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.