2015-7-14

OPINIÃO

Prevenir para não remediar

Acidentes e situações de crise acontecem. É aceite e até recorrente. Mas não é tolerável que aconteçam sem que antes tenham sido tomadas todas as medidas para antecipar os problemas e reduzir as respetivas consequências. Trata-se de uma atitude de responsabilidade que deve estar bem presente em qualquer organização, especialmente quando existe a dependência de sistemas de TI para a realização de operações críticas.

Prevenir para não remediar

João Rodrigues, vice-presidente, IT Business, Schneider Electric

Um gestor de TI deve assegurar uma série de precauções no sentido de minimizar o tempo de inatividade quando um acidente ou crise despoleta. Entre estas, destaca-se a importância de proteger a rede de quaisquer falhas de energia; garantir que todos os equipamentos estão seguros na eventualidade de interrupções na corrente; e assegurar que os sistemas operativos são desligados graciosamente, sem comprometer informação.

Modems e routers devem sempre estar ligados a uma UPS. A rede das empresas é a coluna vertebral dos negócios contemporâneos e, apesar de modems e routers não consumirem muita energia, sem eles os processos operacionais não podem continuar. Assim, garantir um back-up de energia para estes equipamentos críticos deve ser uma prioridade, antes que tarde de mais.

No caso de uma emergência que se prolongue no tempo, é necessário garantir a autonomia tanto das principais UPS num edifício como de todas as secundárias que protegem equipamentos indispensáveis para o funcionamento das operações. Porém, a condição das UPS mais pequenas, instaladas e dispersas por toda a organização, tende a não ser verificada com tanta frequência. Para que a atividade da empresa nunca seja comprometida, importa dispor de UPS alternativas que em pouco tempo substituam as danificadas. Priorizar os vários equipamentos de TI e garantir a segurança dos essenciais pode, no futuro, revelar-se um investimento com um retorno muito significativo.

Por fim, existem soluções de software para a gestão de equipamentos de TI que automaticamente migram servidores virtualizados. Estes softwares asseguram que, caso necessário, os equipamentos sejam desligados de forma gradual e na ordem correta, evitando a disrupção de processos informáticos. Empresas especialistas e líderes em gestão de energia oferecem estas soluções para download, de forma gratuita, nos seus respetivos sites online.

Pequenos cuidados e investimentos podem vir a representar a solidez de uma organização nos seus momentos-chave. Pelo contrário, uma atitude sem o esforço estratégico de mitigar os riscos pode implicar prejuízos graves para qualquer negócio. Na verdade, uma empresa prevenida vale por duas.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.