2015-11-30

OPINIÃO

Desafios do tratamento de informação em tempo real…

Há uns anos atrás, as tecnologias de Event Stream Processing foram pioneiras no tratamento de grandes volumes de dados em tempo real. Nessa altura, a área do mercado de capitais e dos sistemas de negociação necessitava deste tipo de tecnologia para assegurar o sucesso dos seus negócios.

Desafios do tratamento de informação em tempo real…

Entretanto assistimos a novos progressos e evoluções e a verdade é que, hoje em dia, encontramos esta tecnologia em quase todas as indústrias e áreas de negócio, desde o marketing em tempo real, às operações, manutenção até à deteção de fraude. A monitorização remota do consumo energético e dos eletrodomésticos em casa por exemplo, é já uma realidade e pode ser efetuada a partir de qualquer dispositivo móvel.

Se, na área da energia e da saúde, encontramos muitos exemplos de aplicabilidade desta tecnologia associada ao universo de conectividade de dispositivos inteligentes e sensores, há uma nova área que está a adotar, de forma muito rápida, a tecnologia de Event Stream Processing. O sector automóvel e dos transportes são a próxima vaga da utilização desta tecnologia. Conectividade entre veículos, soluções inteligentes de transportes, gestores de fluxos de tráfego, gestão eficiente do consumo de combustível, assim como a monitorização remota de qualquer veículo, são áreas cujos novos desenvolvimentos irão assegurar maior segurança, redução de custos e proporcionar maior qualidade de serviço.

A Gartner numa publicação sobre arquiteturas de aplicações afirma que durante os próximos anos teremos 50 mil milhões de devices ligados. O que significa que haverá um aumento exponencial de dados disponibilizados por estes dispositivos e que necessitam de ser analisados e interpretados, de modo a obtermos informação útil e, desta forma, associar valor aos processos internos de negócio.

Reunir capacidades analíticas, de identificação de padrões e de correlação entre eventos em tempo real é o próximo passo. Estamos a falar do Streaming Analytics. E a verdade é que já existem no mercado algumas soluções que tiram proveito desta tecnologia, com o objetivo de atuar antes de qualquer falha em sistema ou componente crítica.

Melhorar a capacidade de oferecer aos clientes o melhor produto, ao melhor preço em tempo real e de acordo com o contexto e comportamento do cliente, é o intuito de inúmeras empresas, sendo que com o tipo de tecnologia acima falada é possível. Na verdade, muitas empresas estão já a desenvolver iniciativas nesta área.

Diria que, nos dias hoje, associar esta tecnologia à capacidade de processamento e análise de informação, em tempo real, com a capacidade não só de armazenamento em plataformas de baixo custo (como o Hadoop) mas também de integrar modelos e regras de negócio são condições chave para uma clara vantagem competitiva no atual mercado.

 

Rui Borges

Business Development do SAS Data Management Solutions

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.