2018-1-16

NEGÓCIOS

Vendas smartphones a crescer

Segundo a GfK, as vendas de PC caíram 4,1% em 2017, acompanhadas pela queda de 12,5% nos tablets, mas as vendas de smartphones cresceram globalmente em 4%

Vendas smartphones a crescer

De acordo com os dados da GfK, as vendas de PC e laptops caiu 4,1% em 2017, com 244 milhões de unidades vendidas, e espera-se que continuem a cair 2,2% este ano. A consultoria antecipa que as vendas de PC tudo-em-um e desktop diminuirão mais do que o mercado de PC como um todo em 2018, com prospeções particularmente fracas na Europa Central e América do Norte.

Quanto aos tablets, uma análise do mercado global de tablets multimédia mostra que a força na China e nos mercados em desenvolvimento asiáticos foi mais do que compensada pela fraqueza na Europa, Oriente Médio, África e mercados emergentes na Ásia. Como resultado, o mercado de tablets diminuiu 12,5% em 2017, com 131 milhões de unidades e, de acordo com as previsões, diminuirá 8% em 2018.

Com a crescente penetração no mercado de tablets e a subsequente diminuição da procura por esta categoria de produtos, a reposição de dispositivos de computação orientados para a produtividade foi renovada. Particularmente nas regiões desenvolvidas, isto está a ajudar a impulsionar a procura de laptops conversíveis ultrafinos e design-oriented, que acabará por abrir caminho para mais dispositivos premium. Os tablets convertíveis são apenas parcialmente capazes de parar a tendência negativa de tablets em todo o mundo.

Em relação ao mercado de smartphones, a GfK ressalta que a procura aumentou globalmente em 4% em 2017, com 1.470 unidades vendidas, e está prevista para crescer de forma semelhante em 2018. Telefones premium, com telas maiores, mais poder processamento e vida útil da bateria mais longa, continuam a dirigir o mercado e definir records de vendas. E, embora as vendas da maioria dos telefones básicos sejam previstas diminuir em 2% em relação ao ano anterior, estes ainda são populares nos mercados desenvolvidos, especialmente entre consumidores mais idosos.

Finalmente, a consultora aponta que 2017 foi um ano de queda nas vendas de TVs, com uma queda de 3,7% e 220 milhões de unidades vendidas. Mas a queda deve ser temporária devido à fraqueza na China e na região EMEA, e espera-se um crescimento adicional em 2018 e nos próximos anos. Como os smartphones premium, as televisões são cada vez maiores, mais nítidas e inteligentes. E os consumidores estão dispostos a gastar dinheiro em ambos os produtos: a tela pequena do smartphone e a tela grande da televisão.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

Investimentos em IA vai aumentar CapEx em hyperscalers
NEGÓCIOS

Investimentos em IA vai aumentar CapEx em hyperscalers

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.