2017-12-12

NEGÓCIOS

Servidores: mercado cresce 16% no Q3 de 2017

Durante o terceiro trimestre de 2017 as receitas mundiais de servidores cresceram 16% face ao mesmo período do ano passado, revela a Gartner. As vendas de servidores aumentaram 5,1% desde o segundo trimestre de 2016. HPE mantém a liderança mundial do mercado, em receita. Dell EMC registou o primeiro lugar em número de unidades vendidas.

Servidores: mercado cresce 16% no Q3 de 2017

De acordo com a Gartner, o mercado mundial de servidores verificou um crescimento contínuo ao longo do terceiro trimestre deste ano, com variações entre regiões. Segundo Jeffrey Hewitt, research vice president, Gartner, “O desenvolvimento de infraestrutura capaz de suportar cloud e implementações de cloud híbrida foi o principal veículo do aumento verificado no mercado de servidores no período analisado”.

O analista revela ainda que neste período, “as vendas de servidores x86 cresceram 5,3% durante o ano e 16,7% apenas no terceiro trimestre de 2017. Os servidores RISC/Itanium Unix decresceram globalmente, com uma queda de 23,5% nas vendas e de 18,3% em receitas de fabricantes, comparativamente com o mesmo trimestre do ano passado. A ‘outra’ categoria de CPU, que primariamente se refere a mainframes, mostrou um decréscimo/crescimento de 54,5%”, comentou.

Os dados revelados pela Gartner indicam que a Hewlett Packard Enterprise (HPE) continua a liderar o mercado global de servidores, em receitas. Apesar de ter sofrido uma queda de 3,2%, o fabricante verificou receitas no valor de 3,1 mil milhões de dólares, consolidando uma quota de mercado de 21% durante o trimestre. A Dell EMC ocupa os segundo lugar, com um crescimento de 37,9% das receitas e uma quota de mercado na ordem dos 20,8%.

O maior crescimento do mercado foi registado pela Inspur Electronics (116,6%), conduzido pelas vendas concretizadas em providers de cloud chineses, bem como pelos esforços da empresa em relação a uma expansão global.

A nível de receitas, todos os fabricantes beneficiaram deste crescimento durante o trimestre. Na EMEA a HPE mantém a liderança, ocupando o primeiro lugar, apesar de a Dell EMC ter verificado um crescimento particularmente acentuado comparativamente com o mesmo período do ano passado. Em número de vendas mundiais, é a Dell EMC que está na frente. Durante o Q3 de 2017, a empresa ultrapassou as 500 mil de unidades vendidas, registando uma quota de mercado de 17,8%. Segue-se a HPE, com 462 mil unidades vendidas e a Inspur Electronics, com 203 mil.

Receitas na EMEA superiores a 3 mil milhões de dólares

Durante o trimestre analisado pela Gartner, as receitas de servidores na EMEA totalizaram 3,1 mil milhões de dólares, um crescimento homólogo de 17,1%. Na EMEA foram vendidas 495 mil unidades, um crescimento de 2,9% ao ano.

“À superfície, o mercado de servidores na EMEA demonstrou alguns resultados positivos”, refere Adrian O'Connell, research director, Gartner. “Contudo, a subida de preços de certos componentes, devido à falta de materiais, foi a principal condutora da subida das receitas, visto que os fabricantes passaram os custos para os utilizadores”.

A nível de receitas, todos os fabricantes beneficiaram deste crescimento durante o trimestre. Na EMEA a HPE ocupa o primeiro lugar, apesar de a Dell EMC ter verificado um crescimento particularmente acentuado comparativamente com o mesmo período do ano passado. “A base de clientes em expansão proveniente da aquisição da EMC continua a beneficiar o negócio de servidores da nova organização Dell EMC”, explica Adrian O'Connell.

“Apesar das receitas parecem relativamente positivas durante o terceiro trimestre, a estagnação do crescimento das vendas mostra que o mercado de servidores na EMEA continua a sofrer alguns constrangimentos”, comenta o analista. “Enquanto continuar a existir falta de componentes, não se espera que exista um melhoramento do negócio subsequente a nível regional durante algum tempo”.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.