2018-2-19

NEGÓCIOS

Serviços de IT entre os principais gastos com blockchain, diz a IDC

Para a IDC, as empresas querem melhorar os seus processos de negócios com soluções seguras, sequenciais e imutáveis e estão, por isso, a ver no blockchain uma aposta ganha.

Serviços de IT entre os principais gastos com blockchain, diz a IDC

Dada a maturidade da tecnologia, as suas potenciais aplicações e a necessidade de competências especializadas, a maioria dos gastos com blockchain destinar-se-á ao mercado de serviços – tanto de tecnologia como de negócio. A IDC prevê por isso que os gastos mundiais com serviços de blockchain cresçam de 1,8 mil milhões de dólares este ano para 8,1 mil milhões de dólares em 2021, consolidando um aumento de 80% ao ano.

“A IDC acredita que a oportunidade a curto prazo dos serviços de blockchain é pequena mas estrategicamente importante, à medida que developers, fabricantes e os seus clientes adotam os protocolos e promovem as capacidades do blockchain como uma alternativa ‘segura e escalável’ às aplicações tradicionais de base de dados”, refere Michael Versace, research director, Digital Strategy Consulting, IDC. “A longo prazo, os serviços de blockchain, incluindo business consulting, IT consulting, custom development, e managed services, terão o potencial de se tornar na base de uma nova geração de infraestrutura de IT, resultando numa procura crescente por consultores e developers e em centenas de milhares de dólares do tamanho do mercado para servir as empresas do futuro”.

À medida que o blockchain reúne o interesse das empresas, uma série de serviços de business e IT consulting, desenvolvimento, plataforma, outsourcing e educacionais serão necessários. Isto terá influência, diz a IDC, em três principais segmentos:

Serviços orientados a projetos. Este tipo de serviços caraterizam-se por serviços de business consulting que definem a estratégia e preparação de uma empresa, identificam as aplicações de maior valor e os locais de maior lucro, e medem-nos para a criação de valor através de tecnologias de blockchain.

Serviços de IT consulting. Destinar-se-ão sobretudo para facultar insights sobre a seleção de plataformas, arquitetura de dados e sistemas, performance de aplicações e planeamento da capacidade do negócio. Aliado a estes dois serviços está a integração de sistemas, alocada ao planeamento, desenho, implementação e gestão das soluções de blockchain; bem como o custom application development, um serviço de desenho, construção e teste de novas aplicações de blockchain.

Serviços de outsourcing. Consistem em business process outsourcing para a execução de atividades empresariais-chave, processos de negócio, ou funções totais de negócio por parte de um service provider ou outsourcer exterior; ou outros serviços de outsourcing como hosted application management, outsourcing de infraestrutura de blockchain, e serviços de hosted infrastructure.

Serviços de suporte. Incluem suporte e treino, incluindo implementação de software e hardware e serviços de suporte, desenvolvimento de conteúdo, processos de treino para apoio à adoção de redes e tecnologias de blockchain por parte de empresas, Parceiros e utilizadores finais.

“A IDC espera um franco crescimento no mercado de desenvolvimento de blockchain durante os próximos anos”, adianta Michael Versace. “Em 2021, o número de consultores e developers em serviços de blockchain crescerá dez vezes superior às estimativas atuais”.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.