2016-7-22

NEGÓCIOS

Receitas cloud da SAP crescem 30% no Q2 de 2016

A SAP disponibilizou os dados dos seus resultados no segundo trimestre do ano, com a cloud a representar um segmento de crescimento significativo para a empresa

Receitas cloud da SAP crescem 30% no Q2 de 2016

A cloud representou para a SAP um segmento em franco crescimento. No Q2, as receitas de subscrições e suporte na cloud obtiveram um crescimento de 30% no período homólogo, refletindo 720 milhões de euros, enquanto as receitas não-IFRS subiram igualmente 30% (33% a taxas constantes), para 721 milhões de euros.

A nível de novas reservas de cloud o crescimento situou-se em 28%, totalizando 255 milhões euros.

A rápida expansão do negócio de cloud juntamente com o aumento das receitas de suporte continua a conduzir a uma quota de receitas previsíveis. O total nas receitas de subscrições e suporte na cloud e nas receitas de suporte de software alcançou 63% de quota do total das receitas no segundo trimestre, crescendo um ponto percentual.

As receitas IFRS de cloud e software foram 4,36 mil milhões de euros, um crescimento de 7%. As receitas não-IFRS de cloud e software foram de 4,36 mil milhões de euros, um crescimento de 7% (11% a taxas constantes).

O lucro operacional IFRS cresceu 81% para 1,27 mil milhões de euros. O lucro operacional não-IFRS cresceu 9% para 1,52 mil milhões de euros (11% a taxas constantes). Os ganhos por ação IFRS aumentaram 73% para 0.68€ e os ganhos por ação não-IFRS cresceram 2% para 0.82€. Para os seis meses concluídos a 30 de junho, o cash flow operacional foi de 2,92 mil milhões de euros (2,78 mil milhões em 2015), um aumento de 5% ano homólogo, enquanto o free cash flow aumentou 1%  para 2,52 mil milhões de euros (2,50 mil milhões em 2015).

SAP S/4HANA angariou mais 500 clientes

O SAP S/4HANA conseguiu angariar mais 500 clientes no segundo trimestre, dos quais aproximadamente 40% são novos clientes SAP.

Também no que diz respeito às soluções de Human Capital Management baseadas na cloud, que incorporam serviços de automatização dos processos de gestão da força de trabalho, a SAP se situou positivamente, com mais de mil clientes no final do Q2.

A SAP verificou também um crescimento, a dois dígitos, nas suas soluções de Customer Engagement e de Commerce (CEC), tanto na oferta de cloud como na oferta on-premise.

Crescimento na EMEA

A empresa teve um desempenho sólido na região EMEA, ultrapassando positivamente a incerteza após o Brexit, com um aumento nas receitas de cloud e software de 7% (IFRS) e 11% (não IFRS, a taxas constantes). As receitas de subscrições e suporte na cloud cresceram 38% (IFRS) e 41% (não-IFRS, a taxas constantes). Na EMEA, a SAP teve um crescimento de dois dígitos nas receitas de licenças de software em França, Holanda, Suíça, em todo o sul da Europa e, uma vez mais, um forte desempenho na Alemanha. A Rússia e Alemanha tiveram também um forte crescimento de dois dígitos em receitas de subscrições e suporte na cloud.
 
Perspetivas para 2016

Após ter conseguido obter um crescimento sólido no primeiro semestre do ano, a SAP olha com o otimismo para os próximos trimestres de 2016.

Com base no crescimento do negócio de cloud da SAP, a empresa espera um ano 2016 de receitas de subscrições e suporte na Cloud não-IFRS na ordem dos 2 a 3  mil milhões de euros a taxas constantes (2,30 mil milhões de euros em 2015). O intervalo mais elevado desta previsão representa uma taxa de crescimento de 33% a taxas constantes. A empresa estima que no final do ano de 2016, as receitas de cloud e software não-IFRS cresçam entre 6 a 8% a taxas constantes (17,23 mil milhões de euros em 2015). Até ao final de 2016, a SAP conta também alcançar um lucro operacional não-IFRS entre os 6,4 e os 6,7 mil milhões de euros a taxas constantes (6,35 mil milhões de euros em 2015).

TAGS

SAP

ARTIGOS RELACIONADOS

Resultados da SAP impulsionados pela Cloud
NEGÓCIOS

Resultados da SAP impulsionados pela Cloud

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.