2018-1-26
O mais recente relatório global da Cisco demonstra que as preocupações com a privacidade de dados dos consumidores estão a causar atrasos significativos no ciclo de vendas de 65% das organizações à escala global
O Cisco Privacy Maturity Bechmark 2018 revela também o modo como as organizações com processos de privacidade desenvolvidos sofrem menos perdas económicas decorrentes de ciberataques: 74% das organizações com processos imaturos tiveram perdas superiores a 500 mil dólares no ano passado devido a falhas de segurança nos dados, comparando com 39% das organizações com processos mais desenvolvidos. O estudo, que entrevistou cerca de 3 mil profissionais de segurança de 25 países sobre a maturidade dos seus processos de privacidade e o impacto da privacidade de dados nos seus negócios, revelou que dois terços dos inquiridos consideram que a privacidade de dados terá causado demoras nos seus ciclos de vendas, com um atraso médio de 7,8 semanas. No setor público e dos cuidados de saúde, os atrasados no cinco de vendas rondaram as 19 semanas e 10,2 semanas, respetivamente. As empresas dos setores de serviços, farmacêutico e industriais revelaram os menores atrasos, com cerca de três semanas ou menos. A entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RDPG) em maio, que pretende reforçar a proteção dos cidadãos da União Europeia em termos de privacidade e de dados pessoais, pode ser uma das razões dos atrasos mencionados. Os consumidores exigem cada vez mais que os produtos e serviços que adquirem proporcionem uma adequada proteção de privacidade. A maturidade da privacidade (privacy maturity) é um âmbito definido pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) e baseia-se nos Princípios de Privacidade Geralmente Aceites (Generally Accepted Privacy Principles, GAPP). O modelo padrão da AICPA define os cinco níveis de maturidade da privacidade: ad hoc, repetível, definido, gerido e otimizado. Ao questionar os inquiridos sobre estes níveis, a Cisco concluiu que o atraso médio nas vendas para aqueles que têm um nível de maturidade ad hoc foi de 16,8 semanas, sendo inferior no caso das empresas com níveis superiores de maturidade. Paralelamente, as organizações com processos de privacidade otimizados apresentaram um atraso nas vendas de 3,4 semanas, 80% inferior em relação às empresas ad hoc. A localização geográfica e o setor empresarial revelaram ter também uma grande influência na duração dos atrasos. Devido às grandes diferenças e à ocorrência generalizada dos atrasos, cada empresa deve avaliar a sua própria situação. Além das obrigações legais, e dependendo também dos possíveis efeitos nos lucros e do seu nível atual de maturidade de privacidade, as organizações devem avaliar o retorno de investimento como resultado de melhorias nos processos de privacidade e dos seus potenciais benefícios na aceleração das vendas. Devido aos potenciais efeitos destes atrasos nas vendas, a Cisco aconselha as empresas a adotarem as seguintes medidas:
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